28 abril 2010


28 De Abril, dia de Proteção aos Animais Em SC?




            Poucos sabem, mas em SC temos a lei Nº 13.735, de 18 de abril de 2006 que Institui a semana e o dia Estadual de Proteção aos Animais e que nos diz o seguinte:

            Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

            Art. 1º Fica instituído o Dia Estadual de Proteção aos Animais, a ser comemorado no dia 28 de abril.
Parágrafo único. Por proteção aos animais entende-se o conjunto de ações destinadas a promover o respeito à vida e à integridade física e psíquica dos animais, visando ao seu bem-estar.

            Art. 2º A semana que antecede o dia 28 de abril constituirá período de celebração em comemoração à data em todo território catarinense, sob a denominação de Semana de Proteção aos Animais.
Parágrafo único. Na Semana de Proteção aos Animais, descrita no caput deste artigo, as escolas da rede pública poderão promover eventos relacionados ao tema, como palestras, exibição de material audiovisual e atividades artísticas e lúdicas, visando despertar a conscientização dos alunos para a necessidade de proteção aos animais.

            Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

            Florianópolis, 18 de abril de 2006.

            Eduardo Pinho Moreira
            Governador do Estado, em exercício

            Aí na escola do teu filho ou na sua cidade foi feita alguma ação destinada a promover o respeito à vida e à integridade física e psíquica dos animais, visando ao seu bem-estar?Pois é, na minha também não!

            No papel tudo é lindo e belo, mas na realidade a cena é outra! Ate quando? É elogiável por parte do Sr. Eduardo Pinho Moreira na época governador do Estado em exercício ter assinado tal lei em beneficio da vida animal e ao mesmo tempo triste ver que tais leis só existam no papel!

            Outros problemas existem, isso não se discute, mas se for esperarmos que todos esses problemas sejam resolvidos para depois darmos atenção ao descaso com os animais, seguramente vamos esperar mais uns 400 anos para termos uma solução!

            Em Campo Alegre, Rio Negrinho, São Bento do Sul e em muitas outras cidades do Estado e País, a situação se agrava a cada mês.Olhe a sua volta e presencie a real situação!E o mais importante, se você também não concorda com essa situação, converse com seu Vereador, seu Prefeito, seu Deputado, converse com as Autoridades para que algo seja feito!
           
            Fala-se tanto em preservação do meio ambiente e se esquece da grande quantidade de animais vagando sem rumo pelas ruas de nosso município e região.

            Tanto o poder público Municipal, Estadual e Federal pouco ou nada fazem em prol deste problema que se agrava mais e mais. Para se ter uma idéia do tamanho do problema, uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, pode gerar 100 (cem) descendentes, enquanto uma gata em apenas 2 anos pode deixar 200 (duzentos) descendentes. São números realmente assustadores, desconhecidos da maioria das pessoas.Isso mostra a importância de um trabalho na realização da castração desses animais ou nos casos em que as pessoas não possuam um poder aquisitivo que os permita a castração, que pelo menos seja realizada a vacinação contra o cio em cachorras e gatas para diminuirmos o número de cães e gatos abandonados em nossa cidade e região.

            Importante frisar que a conscientização da população pesa muito para que o problema seja solucionado. Afinal de contas, ninguém é obrigado a gostar ou ter um animal de estimação em casa, mas a partir do momento que se tem, a lei o obriga a cuidar bem desse animal, o que se constata na grande maioria.

“Ensine a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."
Provérbios 22:6

            28 De Abril, dia de Proteção aos Animais Em SC, façamos nossa parte para que o descaso e abandono de animais seja erradicado de nossa Sociedade.

APA – Associação de Proteção aos Animais de São Bento

24 abril 2010

Prates: crime contra animais é banditismo de caráter

Prates fala sobre o caso dos agentes prisionais suspeitos de terem praticado tiro ao alvo em um cachorra e diz que, se for confirmado que a atitude foi proposital, os dois agentes têm de ser punidos!

Prates: quem não se condói com sofrimento dos animais, não há de se condoer com nenhum tipo de sofrimento

Assista ao comentário exibido no Jornal do Almoço em Santa Catarina em 25/03/2010. Luiz Carlos Prates fala sobre o caso da senhora que cuida de cachorros abandonados e soltou os animais com medo que eles fossem sacrificados.


DICA: Como Cuidar De Cães Que Não Obedecem

21 abril 2010

ESQUECIMENTO OU FALTA DE HUMANIDADE?


            
            Na última segunda feira recebemos 3 denúncias anônimas nos informando que no bairro Schramm haviam se mudado e deixado para traz três cães. Fomos até o local e infelizmente confirmamos as denúncias.

Os três cães foram deixados a própria sorte, sem abrigo e alimentação, configurando abandono e maus tratos. Um dos cães estava amarrado a um pedaço de corrente com mais ou menos 50 cm de comprimento. Alimentamos os cães que estavam famintos e totalmente a mercê de intempéries do tempo e de suas necessidades básicas. Ai ficam algumas perguntas: Por que tamanha falta de humanidade? Por que os adotam se não os dão pelo menos o mínimo? Por que deixam vir ao mundo mais animais se depois não os querem? Como conseguem dormir após deixar para trás uma vida dependente do ser humano, que assim como nós, sentem frio, fome, sede, solidão?

Fotos e um vídeo foram encaminhados a Delegacia de Policia juntamente com o BO, relatando tamanha falta de sensibilidade e descaso com a vida.Esperamos que a punição seja exemplar, diminuindo assim as cenas de abandono e falta de humanidade para com os animais. Vamos deixar uma coisa bem clara, maltratar, abandonar animais é CRIME! Pena que algumas pessoas só se dão conta disso após serem penalizadas pela lei.

18 abril 2010

APA PARTICIPA DE PROTESTO PACIFICO EM JOINVILLE

     

     ALGUNS INTEGRANTES DA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DE SÃO BENTO DO SUL PARTICIPARAM NA ÚLTIMA SEXTA FEIRA DE MANIFESTAÇÃO PACIFICA CONTRA O PEDIDO DO PROMOTOR PÚBLICO SR. GEOVANI WERNER TRAMONTIN PARA QUE O PROCESSO CONTRA OS DOIS ACUSADOS DE ENTERRAREM VIVOS DOIS CÃES SEJA DIRECIONADO AO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL EM VEZ DE PROSSEGUIR EM UMA VARA CRIMINAL COMUM.

     ELE ENTENDE QUE AS ACUSAÇÕES CONTRA OS DOIS FUNCIONÁRIOS DA SECRETARIA REGIONAL DO BAIRRO COSTA E SILVA SE CARACTERIZAM COMO UM CRIME DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO.

     INFELIZMENTE SE TAL ABSURDO REALMENTE VIER A ACONTECER, OS DOIS "SERES HUMANOS" PODERÃO SAIR IMPUNES E DEIXAR BEM CLARO PARA A SOCIEDADE QUE MAUS TRATOS CONTRA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NÃO REPRESENTAM CRIME PERANTE A JUSTIÇA OU QUE TERÃO APENAS UMA PUNIÇÃO MUITO LEVE PERANTE TAMANHA BARBÁRIE.

     A MANIFESTAÇÃO PACIFICA FOI ORGANIZADA PELAS ONGS DE DEFESA AVIDA ANIMAL DE JOINVILLE CÃOPAIXÃO E GUAPECAS.

     INFELIZMENTE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO SOMENTE TEM PENA, DÓ, MAS NADA FAZEM PARA QUE A REALIDADE MUDE.

     OU A SOCIEDADE SE MOBILIZA CONTRA TAIS CRIMINOSOS OU INFELIZMENTE CONTINUAREMOS A PRESENCIAR VERDADEIRAS CENAS DE GUERRA CONTRA A VIDA ANIMAL.


     PARA A LUTA NA DEFESA DA VIDA ANIMAL, TAL DECISÃO E LAMENTÁVEL E ABSURDA, TAMANHO É O DESCASO POR PARTE DA LEI, DO PODER PÚBLICO E DA SOCIEDADE PERANTE AQUELES QUE NÃO PODEM SE DEFENDER!