14 julho 2013

Definição de abandonar!



          Há tempos atrás fomos indagados sobre o que seria abandonar um animal de estimação. Fizeram-nos a seguinte pergunta: Abandonar não é deixar em algum local ou bairro distante? Não, abandonar não é só isso! Ter um animal em casa sem água e sem comida, sem abrigo decente das intempéries do tempo (chuva, sol, frio...), manter o animal preso a um minúsculo canil 24 horas por dia, 07 dias por semana, ou ainda se mudar de casa e deixar o animal preso a uma corrente ou ainda a um canil sem água e alimentação também configura maus tratos e abandono. A ingenuidade cruel de algumas pessoas é impressionante.

           Novamente lembramos: Abandonar um animal de estimação é crime! O Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98 diz o seguinte: É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos. Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.

           Parágrafo 1°. - Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

           Parágrafo 2°. - A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s)."

           Configura-se maus-tratos e crueldade:*Abandono; *Manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis; *Deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico; *Envenenamento; *Agressão física, covarde e exagerada; *Mutilação; *Utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento; *Não procurar um veterinário se o animal estiver doente;

           Pedimos encarecidamente a população que ao se deparar com alguém abandonando um animal de estimação, anote a placa do automóvel e faça um BO na delegacia de policia mais perto de sua casa. O mesmo se aplica aos “esquecidinhos” que mudam - se de casa e deixam para trás seus animais de “estimação” sem as mínimas condições de sobrevivência, transferindo a responsabilidade sobre a guarda desses animais aos vizinhos e populares. Absurdos como esses, só terão fim quando algumas pessoas forem penalizadas e responderem criminalmente pelo ato de abandonar ou mal tratar um animal de estimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário