04 novembro 2013

Testes em animais


          Todos nós acompanhamos pelos jornais e noticiários o resgate dos animais em São Roque que eram usados em testes para comprovar a segurança de alguns produtos para o uso humano. Para quem não sabe como os animais vem sendo usados nos testes de cosméticos e outros produtos nas ultimas décadas retiramos algumas informações do site do PEA; http://www.pea.org.br/crueldade/testes/ 

          Um dos testes mais comuns utilizado para os cosméticos é o dos olhos. São utilizados coelhos que são fixados em bancadas e tem seus olhos mantidos abertos por clipes de metal nas pálpebras. Em seus olhos os produtos a serem testados são pingados para se verificar as reações que o produto pode causar. O detalhe mais impressionante é que o processo costuma ser feito sem anestesia. 

          No caso de medicações são provocadas as doenças nos animais para se verificar a eficácia de uma nova droga no controle e cura da doença. Imaginem que cada remédio, por exemplo, para câncer, epilepsia, e demais doenças passam por esse processo. 


          Ainda existe um teste para se identificar um índice chamado LD 50 – ou seja a dose letal a 50% dos animais. Esse teste é feito com todo tipo de produtos, inclusive corantes alimentares e conservantes. Os produtos são injetados no corpo dos animais, geralmente nos macacos, que são mais parecidos com o homem, até que metade do grupo seja levado a morte. Assim esse valor é multiplicado por uma constante, e aquela quantidade é considerada segura para os humanos. 

          Essas situações podem parecer chocantes, mas não passam de uma parte da realidade cruel que passam os animais de laboratório. Assim se essa situação revolta sua sensibilidade, mas você não gostaria de invadir um laboratório para resgatar esses animais, ajude-os de outra maneira. Faça a sua parte para que isso se modifique, boicote aqueles que exploram nossos irmãos animais, não compre seus serviços e produtos. 


          Boicotem desde o charreteiro que faz passeios em cidades turísticas, mas não cuida bem de seu cavalo, os circos e rodeios que fazem uso de animais em shows, até empresas multinacionais que testam seus produtos em animais.O poder do “Dinheiro do Consumidor” é tão forte, para modificar o mundo, quanto as passeatas que são feitas em favor dos animais.Utilizem produtos dessas empresas que não testam seus produtos em animais e boicote e divulgue aquelas que submetem os animais a testes. Na internet no nosso site: www.dedmarcelbenedeti.com, no site do ANDA: http://www.anda.jor.br/14/10/2013/como-saber-se-um-produto-foi-testado-em-animais e outros de defesa dos animais existem listas dessas empresas, se informe e modifiquem seus hábitos e se torne um defensor efetivo dos animais.

Fonte: ANDA – Agência de notícias de direitos animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário