28 abril 2010


28 De Abril, dia de Proteção aos Animais Em SC?




            Poucos sabem, mas em SC temos a lei Nº 13.735, de 18 de abril de 2006 que Institui a semana e o dia Estadual de Proteção aos Animais e que nos diz o seguinte:

            Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

            Art. 1º Fica instituído o Dia Estadual de Proteção aos Animais, a ser comemorado no dia 28 de abril.
Parágrafo único. Por proteção aos animais entende-se o conjunto de ações destinadas a promover o respeito à vida e à integridade física e psíquica dos animais, visando ao seu bem-estar.

            Art. 2º A semana que antecede o dia 28 de abril constituirá período de celebração em comemoração à data em todo território catarinense, sob a denominação de Semana de Proteção aos Animais.
Parágrafo único. Na Semana de Proteção aos Animais, descrita no caput deste artigo, as escolas da rede pública poderão promover eventos relacionados ao tema, como palestras, exibição de material audiovisual e atividades artísticas e lúdicas, visando despertar a conscientização dos alunos para a necessidade de proteção aos animais.

            Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

            Florianópolis, 18 de abril de 2006.

            Eduardo Pinho Moreira
            Governador do Estado, em exercício

            Aí na escola do teu filho ou na sua cidade foi feita alguma ação destinada a promover o respeito à vida e à integridade física e psíquica dos animais, visando ao seu bem-estar?Pois é, na minha também não!

            No papel tudo é lindo e belo, mas na realidade a cena é outra! Ate quando? É elogiável por parte do Sr. Eduardo Pinho Moreira na época governador do Estado em exercício ter assinado tal lei em beneficio da vida animal e ao mesmo tempo triste ver que tais leis só existam no papel!

            Outros problemas existem, isso não se discute, mas se for esperarmos que todos esses problemas sejam resolvidos para depois darmos atenção ao descaso com os animais, seguramente vamos esperar mais uns 400 anos para termos uma solução!

            Em Campo Alegre, Rio Negrinho, São Bento do Sul e em muitas outras cidades do Estado e País, a situação se agrava a cada mês.Olhe a sua volta e presencie a real situação!E o mais importante, se você também não concorda com essa situação, converse com seu Vereador, seu Prefeito, seu Deputado, converse com as Autoridades para que algo seja feito!
           
            Fala-se tanto em preservação do meio ambiente e se esquece da grande quantidade de animais vagando sem rumo pelas ruas de nosso município e região.

            Tanto o poder público Municipal, Estadual e Federal pouco ou nada fazem em prol deste problema que se agrava mais e mais. Para se ter uma idéia do tamanho do problema, uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, pode gerar 100 (cem) descendentes, enquanto uma gata em apenas 2 anos pode deixar 200 (duzentos) descendentes. São números realmente assustadores, desconhecidos da maioria das pessoas.Isso mostra a importância de um trabalho na realização da castração desses animais ou nos casos em que as pessoas não possuam um poder aquisitivo que os permita a castração, que pelo menos seja realizada a vacinação contra o cio em cachorras e gatas para diminuirmos o número de cães e gatos abandonados em nossa cidade e região.

            Importante frisar que a conscientização da população pesa muito para que o problema seja solucionado. Afinal de contas, ninguém é obrigado a gostar ou ter um animal de estimação em casa, mas a partir do momento que se tem, a lei o obriga a cuidar bem desse animal, o que se constata na grande maioria.

“Ensine a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."
Provérbios 22:6

            28 De Abril, dia de Proteção aos Animais Em SC, façamos nossa parte para que o descaso e abandono de animais seja erradicado de nossa Sociedade.

APA – Associação de Proteção aos Animais de São Bento

Um comentário:

  1. É importante ver como a associação está presente no meio da nossa sociedade, pois quando nescesitamos de auxílio só ppodemos contar em horário comercial, pena que nossos animais não sabem as horas e nem as leis de trânsito, pois na noite de 30/04/2010 por volta das 20:30 horas quando me deparei com um cão atropelado e obviamente nescesitando ajuda não consegui telefone de contato e neste belo blog não consegui comunicação para tratar o probre animal, espero que "APA" seje mesmo uma associação protetora aos Animais e não só um bolg na internet.
    Sem para este e desesperado com a situação agradeço a "ajuda".
    Laércio R Bertram
    laerciobertram@yahoo.com.br
    Karen Priscila Denk
    kaloka_8@hotmail.com

    ResponderExcluir