21 maio 2010

CRUELDADE: CÃO ENVENENADO POR CHUMBINHO EM SÃO BENTO DO SUL, SC

Este caso aconteceu em São Bento do Sul, SC no dia 19 de maio de 2010. Infelizmente nada pode ser feito para salvar a vida do animal.

             Notem que mesmo depois do animal morto, ainda haviam movimentos musculares tamanha é a " Potencia" deste veneno cuja venda é proibida em todo território nacional.     
O chumbinho mata o animal por estimulo excessivo ( Parada cardio respiratória). A sensação do animal que ingere este veneno é de afogamento, o coração bate 3x mais que o normal. Devido a potencia do veneno, o cão mesmo morto ainda tem movimentos musculares (mioclonia).     
Os indícios de envenenamento por chumbinho são: incoordenação motora, salivação, perda de equilíbrio, convulsões, sensibilidade a barulho, pupilas dilatadas, pedaleio (o animal cai e movimenta excessivamente as pernas), animal ofegante, perda de controle do esfinger anal (se defeca).    
Ao perceber esses sintomas dar água morna salgada para provocar vômitos e procurar imediatamente um médico veterinário o mais rápido possível. Não se cale! Denuncie maus tratos a animais de estimação na delegacia de policia mais próxima de sua casa.    
Fica o registro de que mesmo proibida em todo território nacional a venda da estricnina ( popular chumbinho) ainda é infelizmente comercializada livremente em quase todo território nacional. 
O caso esta sob investigação para que o (s) responsável (veis) seja (m) responsabilizado (s) criminalmente pelo ocorrido.
 

Um comentário: