19 novembro 2010


Dicas para garantir a saúde e o bem estar do seu cão


Ter a companhia de um cão é ótimo! Fiéis companheiros, os nossos amigos de 4 patas não poupam alegria para nos receber, brincar e oferecer muito carinho. Mas, para fazer tudo isso, precisam estar saudáveis e limpos.
Confira as dicas abaixo e garanta a saúde e o bem estar do seu cão:

1. Limpe bem suas orelhas - Para prevenir a otite (inflamação no canal auditivo canino), você deve remover os pêlos que ficam no ouvido do cão pelo menos a cada 30 dias. Além disso, deve fazer a limpeza do excesso de cera a cada 7 dias, com soluções vendidas em lojas especializadas para produtos de cachorros, e colocar um protetor auricular ou uma bolinha de algodão bem firme na hora de banhá-lo.

2. Mantenha o bumbum cheiroso - As fezes que ficam grudadas na região dos pêlos do rabo podem disseminar doenças de pele, verminoses, carrapatos, pulgas, que podem deixar o cão anêmico. Então, faça a tosa higiênica uma vez por mês para diminuir os pêlos do bumbum e da barriga.

3. Fique de olho no pet shop - Na tosa, a tesoura e a lâmina devem estar totalmente desinfetadas, limpas e em bom estado. A escova não deve ter pêlo nenhum. Fungos escondidos ali causam micoses. A temperatura do secador deve ser morna. Fria pode causar gripe e quente, queimadura. O secador deve ficar a 30 cm de distância e não deve apontar para a região dos olhos do cachorro. O vento forte pode causar o ressecamento da córnea.

4. Corte as unhas das patinhas - É preciso ter alicate canino e gel hemostático (encontrado em pet shops). Caso sangre, passe o gel na hora. Tome cuidado com cortes muito rentes.

5. Alimente-o com ração e lave bem a sua tigela – Atualmente, as rações estão cada vez mais elaboradas e nutritivas. Depois da refeição, lave e seque bem a sua tigela de refeição. A umidade poderá ocasionar bactérias e fungos e são difíceis de ser curadas.

6. Deixe a caminha em ordem - Capriche na limpeza da caminha do seu cão. A sugestão é lavá-la semanalmente com água e sabão.

7. Mande-o já para o banho - Cada cachorro tem a sua necessidade. Em geral, a média é lavá-los com intervalos de sete a quinze dias.

Fonte: Portal da Cinofilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário