29 agosto 2012

Castração!


 

          Por diversas vezes relatamos a importância da castração dos animais, tanto para a saúde do bichano quanto para a diminuição do abandono e maus tratos. Lamentavelmente algumas pessoas ainda não acordaram para a necessidade do procedimento, sendo diversas as desculpas... “Há não tenho dinheiro”, “Tenho dó”, “Quero mostrar para meu filho o milagre da vida”, e por ai vai! Para frisar novamente a importância deste procedimento, vamos novamente abordar o assunto nesta semana. 
                               Benefícios da castração

1 – Seu animal de estimação do sexo feminino vai viver uma vida mais longa e saudável. A Castração ajuda a prevenir infecções uterinas e câncer de mama, que é fatal em cerca de 50% dos cães e 90% dos gatos. A Castração do seu animal antes do seu primeiro cio oferece a melhor proteção contra essas doenças.

2- A castração traz benefícios de saúde para o seu macho. Além de evitar ninhadas indesejadas, a castração do seu amigo previne o câncer testicular se for feito antes dos seis meses de idade.

3- Sua fêmea castrada não vai entrar em cio. A freqüência dos ciclos pode variar, mas as gatas, por exemplo, costumam ficar em cio durante 4-5 dias a cada três semanas durante o período de acasalamento (o ano todo em algumas partes do Brasil). Para chamar a atenção de possíveis parceiros para reprodução as fêmeas em cio vão e urinar com maior freqüência, às vezes por toda a casa!

4- Seu cão macho não vai querer passear fora de casa. Um macho inteiro fará qualquer coisa para encontrar uma companheira em cio! Isso inclui cavar por baixo da cerca e fazer escaladas para escapar de casa. Fora de casa ele corre riscos de lesões no trânsito e brigas com outros machos.

5- Seu macho castrado irá se comportar muito melhor. Gatos e cães castrados focam a sua atenção nas suas famílias humanas. Por outro lado, os não castrados podem marcar seu território através da pulverização com cheiro forte de urina por toda a casa. Muitos problemas de agressão podem ser evitados pela esterilização precoce.

6- A Castração ou esterilização não faz seu animal engordar. Não use esta velha desculpa! Falta de exercício e alimentação excessiva são os responsáveis pelo aumento de peso de seu animal de estimação castrado ou não. Seu animal de estimação permanecerá com um porte adequado, enquanto você continuar a proporcionar exercício e ingestão de alimentos adequados.

7- É altamente rentável. O custo de Castrar seu animal de estimação é muito menor do que o custo de ter que cuidar de uma ninhada. Ele também supera o custo do tratamento quando o seu macho não castrado escapa e entra em uma briga com os cães da vizinhança!


8- A esterilização e castração do seu animal é um bem para a comunidade. Animais abandonados constituem um problema real em nosso País. Eles causam acidentes de carro, danificar a fauna local e assustam as crianças. A esterilização e castração são um fator potente na redução do número de animais nas ruas.


9- O seu animal não precisa ter uma ninhada para os seus filhos humanos aprenderem sobre o milagre do nascimento. Permitir a reprodução de animais que você não tem intenção de manter não é uma boa lição para os seus filhos, especialmente quando temos tantos animais indesejáveis abandonados ou em abrigos temporários. Há toneladas de livros e vídeos disponíveis para ensinar a seus filhos sobre o nascimento de uma forma mais responsável.

10- A esterilização e castração ajuda a combater a superpopulação de animais. Todos os anos, milhões de cães e gatos de todas as idades e raças sofrem com o abandono e são sacrificados. Estes números altos são o resultado de ninhadas não planejadas que poderiam ter sido evitadas por castração ou esterilização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário