23 dezembro 2014

Chocolate não pode!

 

 Chocolate é uma delícia, mas deve ser consumido com moderação pelo seu alto valor energético (e engordativo). Pelos cães, entretanto, o chocolate que compramos em supermercados, por exemplo, nunca deve ser consumido. Isso porque essa delícia possui uma substância chamada teobromina que é tóxica para peludos. “A teobromina é nociva para o sistema nervoso central causando alterações neurológicas, assim como alterações hepáticas que ocorrem em decorrência do excesso de gordura presente nesses alimentos”, revela a veterinária Elaine Pessuto.

Até os chocolates amargo e meio amargo contém essa substância, mesmo que em menor concentração. É por isso que algumas empresas se especializaram em chocolates para pets que não contém teobromina e açúcar. Entretanto, com tanta oferta de chocolate pela casa nesta Páscoa, acidentes podem acontecer e seu cachorro pode roubar aquele ovo que você ganhou de presente.
Neste caso, como reagir?

Principais sintomas da intoxicação – Reações alérgicas como diarreias, vômitos e hiperatividade são comuns em cães que consumiram chocolate, explica Elaine. “Os animais podem apresentar, dependendo da concentração da teobromina presente no chocolate e do volume ingerido, reações neurológicas sérias, como convulsões, ataxias, incoordenação, nistagmo (alteração do movimento dos olhos) e até coma”, explica.

Como reagir – Ao perceber qualquer mudança no comportamento do animalzinho que consumiu chocolate é necessário levá-lo imediatamente ao veterinário mais próximo. O médico irá conduzir o atendimento de acordo com a sintomatologia, ou seja, se o animal estiver apresentando sinais gastroentéricos ele irá tratar com soro e medicamentos protetores. Caso o animal esteja com sinais neurológicos, ele irá tratar e provavelmente manter o animal em observação. Quando vemos um animal ingerindo um alimento tóxico também podemos induzir o vômito. “Para isso é importante que o animal esteja consciente e podemos fazer com que ele beba uma dose de salmora  morna (misture uma quantidade de sal na água até ele começar a decantar, ou seja, descer )”, revela a veterinária. Esta mistura fará o cachorro vomitar o que acabou de ingerir, diminuindo a absorção. Mas Elisa explica que essa medida não exclui jamais a ida ao veterinário.

Dica extra: Vale lembrar que embora não tenha teobromina em sua composição, o chocolate branco possui alta concentração de gordura que faz muito mal a médio e longo prazo para os animais. A ingestão do chocolate branco também pode levar a uma gastroenterite aguda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário