10 julho 2010

ADOÇÃO, ATO DE AMOR E DE RESPONSABILIDADE.


            Na hora de escolher um companheiro peludo, seja ele canino ou felino, algumas perguntas vem imediatamente à tona: qual a raça ideal? E, ainda: quanto ele vai custar?
Mas as respostas podem vir em forma de outra pergunta, bem diferente das esperadas: por que não adotar? Nas ruas, muitos cães esperam por companhia. São cães e gatos de raça ou vira-latas, de diversas personalidades e tamanhos, que certamente têm muito carinho e momentos de diversão a proporcionar.

            Na hora de adotar, os filhotes ainda são os preferidos, mas outras dezenas de cães que não entram neste perfil continuam aguardando quem possa dar-lhes um lar definitivo, muitas vezes a espera é longa, e para alguns esse dia nunca chegará.

Benefícios de adotar um animal já adulto

Ao contrário do que muitos pensam, adotar um animal já adulto traz muitas vantagens.
*Mais tranqüilos, não latem muito e não choram à noite;
*São mais obedientes por já terem uma capacidade de assimilação maior;
*São mais independentes, caso tenham que ficar sozinhos por algumas horas;
*Dificilmente destroem sapatos, móveis ou coisas dentro de casa;
*Aprendem a fazer as necessidades no local adequado com maior facilidade e velocidade;
*É mais fácil saber, antes de adotar, se ele é quieto, brincalhão, se gosta de correr ou se é mais reservado;
*Você não terá dúvida alguma sobre o tamanho dele;
*Se adaptam rapidamente ao ambiente e às pessoas da casa, incluindo as crianças;
*São mais atentos a chegadas de pessoas; no caso de cães, defendem mais a casa;
*Serão amigos fiéis e eternamente gratos a você

Na adoção de um animal adulto, ao contrario do filhote, o trabalho é sempre muito menor, pois ele passará apenas por um período de adaptação à nova casa. Este período é quase sempre muito curto, pois o animal adulto que vem de um abrigo ou das ruas tem muita gratidão pelas pessoas que o recebem em seus lares e demonstrará essa gratidão claramente tornando-se, em muito pouco tempo, um companheiro fidelíssimo, obediente e muito carinhoso. Os animais adotados já adultos fazem de tudo para agradar, por isso fica mais fácil educá-los.

   Ao contrário do que muitos acreditam, o cão adulto, quando adotado, aceita muito facilmente a mudança em sua vida (que sempre será para melhor), torna-se um animal muito alegre que, certamente, será seu maior amigo.

            A primeira coisa a ser feita antes de adotar um animal de estimação é analisar se você está realmente pronto para tê-lo em sua companhia. A vida média dele será de 10 a 15  anos e haverá gastos com ração e veterinário. Além disso, ter um bicho requer tempo para passeios e brincadeiras. Não se esqueça de que terá de pensar o que fará com ele quando as férias chegarem.


  
Venha Adotar Um Amigo!

            Neste sábado dia 10 acontece à feirinha de adoção da APA, nas dependências do Supermercado Belém. São animais adultos e filhotes a espera de uma nova chance para serem felizes em um lar que os respeitem e os amem. Na ocasião, serão comercializadas camisetas e adesivos da APA. Toda renda será revertida aos trabalhos de proteção, conscientização, e socorro de animais vítimas de maus tratos e acidentes. Para adotar não é preciso pagar nada, apenas assinar o termo de posse responsável e ter consigo identidade e comprovante de residência. Contamos com a sua presença!

            Não esqueçam, dia 30 de Julho acontece o 1º Jantar Beneficente em defesa da vida animal. Será no Circulo Italiano di São Bento do Sul, que fica na Rua Amalie Roesler, nº 61, Loteamento Roma no bairro Serra Alta. Em breve mais informações.

Pensamento da semana:"Dinheiro pode te comprar um bom cachorro, mas só o amor pode fazê-lo abanar seu rabo." Kinky Friedman

Um comentário:

  1. ola! sou Alexander e quero agradecer às moças que socorreram os dois cães abandonados no bairro bela aliança. e peço desculpas a vcs por nao poder tomar outras providencias para ajudar estes animais, no momento nao posso contribuir com valores monetarios mas sou web designer e posso auxiliar se preciso na atualização ou modificação em seu site. meu numero é 88307247. Só para não perder o costume agradeço novamente!!!

    ResponderExcluir