13 julho 2010

Parlamento presta homenagem a entidades protetoras dos animais e a APA foi uma das homenageadas!


          Em reconhecimento ao trabalho das organizações não-governamentais protetoras dos animais de Santa Catarina, a Assembleia Legislativa realizou na noite de quarta-feira (7) uma sessão especial. Requerida pela deputada Ana Paula Lima (PT), a solenidade reuniu diversas entidades ligadas à causa e destacou voluntários que diariamente se dedicam ao bem-estar dos animais. “Além de homenagear este trabalho, peço à sociedade que se conscientize dos direitos dos animais previstos na Constituição Federal”, acrescentou Ana Paula. 

           De acordo com a parlamentar, são inúmeros os voluntários que se doam com a iniciativa de promover, divulgar e incentivar a defesa dos animais. Porém, a falta de sensibilidade do ser humano ainda resulta em maus-tratos contra os animais: a farra do boi, a puxada de cavalos, rodeios e apresentações com animais nos circos. “Nossa homenagem busca dar visibilidade à ação de vocês, além de somar forças para que os governos assumam suas responsabilidades e a partir de políticas públicas garantam a qualidade de vida dos animais. Só assim vamos conseguir que o amor e com respeito à vida seja assegurado a todos os bichos”, destacou.


          Na condição de parlamentar, Ana Paula ressaltou que tem a obrigação junto aos demais deputados de fazer valer a aplicação das leis de proteção aos animais, como a Lei nº 12.854/03, que institui o Código Estadual de Proteção aos Animais, a Lei nº 13.918/06, que institui a Campanha de Controle Populacional de Cães e Gatos, entre outras. “Reconheço que precisamos denunciar mais, pois pior do que não ter leis, é tê-las e não aplicá-las”, frisou.


          Presente no encontro, o deputado federal Edinho Bez (PMDB) lembrou que a força da iniciativa dos voluntários é que vem mudando aos poucos a dura realidade. “São poucos os avanços, mas é visível em todos os estados o resultado do trabalho de vocês”, reconheceu.

          Para a gerente da Sociedade Mundial de Proteção aos Animais (WSPA), Elizabethe Macgregor, muito ainda precisa ser feito para que todas as espécies de tratamento aos animais possam ser iguais. “Há mais de 28 anos, estamos promovendo o bem-estar animal, a partir de um trabalho concentrado em regiões do mundo onde há poucas formas, ou sequer alguma, de proteção animal”, observou.


          Para garantir a proteção de todas as espécies, Elizabethe informou que o trabalho desenvolvido pela WSPA está concentrado em quatro áreas prioritárias: animais de companhia; exploração comercial de animais silvestre; animais de produção; gerenciamento em caso de animais atingidos por desastres.


          Membro da Associação Protetora dos Animais de Blumenau, Barbara Librecht falou em nome dos homenageados. Para ela, reconhecimentos como a homenagem servem de apoio e incentivo aos voluntários. “Encarar a dura realidade de abandono dos animais faz com que tenhamos coragem de acordar todos os dias e sair em defesa e em busca de abrigo para os animais abandonados. Buscamos incansavelmente atender a todos, mas nem sempre conseguimos”, lamentou.


          O coordenador da Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais e do Instituto Ambiental Ecosul, Halem Guerra, por sua vez, observou que a iniciativa do segmento de retirar animais das ruas representa uma importante contribuição para a população, evitando a transmissão de doenças. “Esse é um movimento planetário que ganha força a cada dia, por isso temos que investir maciçamente neste trabalho”, disse.
Presentes na solenidade, os deputados Pedro Uczai (PT) e Serafim Venzon (PSDB) entregaram uma placa às ONGs homenageadas juntamente com a propositora do evento. 

(Tatiani Magalhães/Divulgação Alesc)

          Na foto, colaboradores (as) entregando camiseta da APA a Deputada Ana Paula Lima, Propositora da homenagem as ONGS de proteção aos animais de SC.


"Enquanto o homem pensar que o animal não sente, o animal sentirá que o homem não pensa!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário