26 março 2012

Seu cão come fezes? Ingerir as próprias fezes ou a de outros animais não é incomum entre os cães

Algumas raças são mais predispostas à coprofagia, mas ela pode acometer qualquer cachorro e às vezes é simples de ser eliminada.

img Ana Corina
@maedecachorro
Florianópolis
 

Coprofagia
Seu cachorro come fezes? Quem luta contra a coprofagia sabe que nem sempre este é um hábito fácil de ser modificado. O problema pode ter várias causas e nem sempre é fácil identificá-las. Seu cão pode estar comendo fezes por que sua alimentação está tão pobre que ele precisa de mais alimento ou por que está com problemas de absorção de nutrientes. As causas também podem ser comportamentais. Em algum momento o cachorro entendeu que deveria livrar-se das fezes ou sentiu-se recompensado ao comê-las. Insuficiência pancreática, pancreatite, infecções intestinais e alimentos muito gordurosos também podem ser causas.

Gostoso!
Cães não são pessoas e podem simplesmente achar as fezes gostosas, principalmente quando são de outros animais. Estes, por terem outra dieta, podem ter um cocô mais “apetitoso”! Fezes de gato parecem ser verdadeiros petiscos para alguns cães, por exemplo. Isso por que rações para gatos contêm muitos palatabilizantes etc. Como não é natural para um gato comer ração, é preciso que os bichanos fiquem literalmente viciados nelas, daí tanta química. Existem produtos específicos contra a coprofagia à venda. Converse com o veterinário a respeito deles e também para identificar a causa da coprofagia, já que pode haver algo de errado com a saúde do seu cachorro.

Comportamento
As causas comportamentais são variadas. Um cachorro entediado pode brincar e comer as próprias fezes para se distrair. Punições excessivas também podem provocar coprofagia, já que o cachorro acaba comendo o próprio cocô por medo de apanhar ou ser punido. Pessoas neuróticas por limpeza, que mal deixam o cão defecar e logo o limpam, sempre reclamando, terminam ganhando um “ajudante” na tarefa de deixar a casa limpa. No outro extremo, ao treinarmos um filhote para usar corretamente o “banheiro” podemos elogiá-lo e recompensá-lo tanto quando ele acerta o local correto que ele pode considerar as fezes como um brinquedo a ser mostrado a você, trazendo-as na boca ou as ingerindo.

Dica
Experimente adicionar um pouco de abacaxi às refeições do cachorro. Isso deixa as fezes com gosto desagradável. Frutas cítricas não são contraindicadas para cães sadios. O suco gástrico dos cães tem pH de 1 a 1.5, muito mais ácido do que o de qualquer fruta. Muitos cães gostam de abacaxi fresco. Nestes casos, é só acrescentar uma ou duas colheres de sopa de abacaxi fresco à dieta do peludo! Abóbora cozida também parece ter o mesmo efeito.

Publicado em 23/03-06:00 por: Ana Corina.
Atualizado em 26/03-21:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário