28 junho 2010

Cortar orelhas de cães é proibido .



          É lei! O Conselho Federal de Medicina Veterinária proibiu cirurgias para cortar as orelhas de cães (conhecida como conchectomia) e para retirada das unhas de gatos  (onicectomia ). Acreditem, algumas pessoas fazem isso para que o gato não arranhe o sofá!  Aprovado no dia 19/03/08, o projeto tem como principal alvo o de evitar a mutilação dos animais.

          A cirurgia é utilizada meramente por questões estéticas, para realçar a aparência destes cães. Esta prática tem sido considerada, por muitos como uma mutilação aos cães, tendo em vista que ela não traz nenhum benefício ao cão.

          O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou no Diário Oficial da União, a lei que proíbe a realização de cirurgias estéticas de conchectomia e onicectomia. O CFMV recomenda também que não se corte a cauda dos cães. A partir de agora, as cirurgias só poderão ser realizadas por recomendações dos veterinários e não por questões estéticas.

          Quem descumprir as normas da lei será multado, além de ser submetido a processo ético profissional.
Ficam algumas perguntas: Se Deus que é Deus acha lindo um pincher com o rabinho, quem é o ser humano para achar que não é?Você cortaria um dedo ou braço em nome da beleza?

Você sente frio no inverno? Eles também!

          No inverno todo mundo sente frio. Até seu amigo peludo (ou nem tão peludo assim).Os cães podem apresentar sinais clínicos que lembram o resfriado humano, com tosse, espirros, febre, falta de apetite e até coriza. É um quadro clínico que os especialistas chamam de traqueobronquite. Essa doença pode aparecer em qualquer época do ano, mas sobretudo durante os meses frios do inverno. É causada tanto por vírus como por bactérias ou fungos e é altamente contagiosa entre os cães.

Para evitar problemas com seu amiguinho de todas as horas, algumas dicas devem ser seguidas. Anote:
1. Evite banhos em dias muito frios e diminua a freqüência e a duração dos banhos
2. Mantenha a pelagem do animal mais comprida no inverno, evitando tosas muito baixas
3. Vacine seu cão anualmente contra a traqueobronquite
4. Leve seu cão para passear na rua nos horários mais quentes do dia (das 11h às 15h)
5. Aumente em 20% a 30% o alimento do seu cão no inverno. Isso não vale para cães e gatos obesos, sem atividade ou com grande tendência a ganhar peso

           Todo animal tem direito a um abrigo no inverno. Na natureza, os cães selvagens podem se abrigar em tocas durante o frio. Providencie uma casinha para ele, ou o deixe dentro de casa com um cobertor ou algo que o aqueça. Assim, quando você estiver quentinho(a), embaixo dos cobertores, poderá dormir tranquilo(a), com a certeza de que seu amigão não está passando frio!

Cantinho da adoção.


          Este cãozinho que foi abandonado e esta em um lar provisório esperando uma chance para ser feliz e dar felicidade a uma família ainda não encontrou um novo lar. Ele é de porte médio, sem raça definida, amarelo com pintas marrom. Aproximadamente 2, 3 anos.Muito brincalhão e dócil!Interessados em adotá-lo poderão ligar no 9608 9291 com a Víginia.

Ainda não possui a sua camiseta da APA?
          Adquira já a sua e colabore com os trabalhos de defesa a vida animal. Agora disponível também na cor preta. Atenção para os postos de venda: Pet E Vida 3635 0322, Canil Monterey 3634 2901 e Duhan Tamys 3634 0654. 

Pensamento da semana:

"O destino dos animais é muito mais importante para mim do que o medo de parecer ridículo."
(Émile Zola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário