21 outubro 2011

Mais um cão enforcado em São Bento do Sul

Fonte: Jornal A Gazeta São Bento do Sul.

          Como qualificar um “Ser Humano” que consegue pendurar um cão, virar as costas, colocar a cabeça no travesseiro e dormir? São muitos os adjetivos para um energúmeno como este, mas que por respeito aos leitores preferimos não citar. De um lado pessoas que podem ser verdadeiramente chamadas de Seres Humanas, de outro lado, pessoas que se dizem seres humanos mas que possuem em casa um cão aprisionado a uma minúscula corrente ou canil, privando seus animais do básico para sua sobrevivência ou cometendo atrocidades como a explanada na edição de sexta feira do jornal A Gazeta.

 
          Infelizmente enquanto a sociedade ficar em silêncio, não denunciar na delegacia de polícia ou erguer a voz em defesa dessas vidas, vamos continuar presenciando cenas como a do cão enforcado.

 
          Não é o primeiro relato envolvendo enforcamento de animais em nossa cidade e certamente enquanto a sociedade permanecer inerte diante de situações como essa, mais cenas de descaso e abandono serão vislumbradas por nós.

 
          É grave a situação vivenciada em nossa Cidade e região. Abandono, violência, descaso, privações de todo o tipo entre muitas outras coisas que não deveriam acontecer mas que infelizmente são facilmente encontradas.

 
          Não é difícil presenciar animais presos em minúsculos canis ou correntes, magros, doentes, estressados com as privações impostas à eles por ditos “Seres Humanos”. Se você não tem espaço em sua casa, dinheiro para um Médico Veterinário, ração, tempo.... Não adote um animal de estimação, e nem compre um. Não o tenha, não seja cruel!

 
          Em nossa luta diária, não são raras as vezes que ouvimos as famosas frases: “o cão não é meu (mesmo sendo)”,  “eu não posso gastar R$ 40,00 para pagar uma consulta veterinária e vou ter que abandoná-lo se a APA não pagar” (para o cigarro e cerveja não falta), “eu vou mandar sacrificar por que comprar outro ou adotar é mais barato”... E falam isso como se o animal não possuísse vida, não sentisse dor ou fosse um objeto descartável e de fácil reposição.

 
          Importante frisar que não prestar socorro ao seu animal também é crime e gera multa e prisão. Artigo 32 da Lei Federal 9.605 de 1998.

 
          Parabéns Jornal A Gazeta por relatar à sociedade casos de extrema crueldade como este e acreditem, infelizmente é apenas a ponta do iceberg.

 
          "O que me assusta não é o grito dos violentos, mas o silêncio dos bons." (Benjamin Franklin)

 

Equipe APA
Associação Protetora dos Animais de São Bento do Sul

2 comentários:

  1. Eu acredito em justiça divina... e a pessoa que maltrata um animal indefeso...vai pagar...e caro...

    ResponderExcluir
  2. É nítido que muitos seres humanos perderam seus valores. Não valorizam a vida, seja de outros seres humanos, seja de animais. O que mais entristece é saber que esses animais são 100% fiéis a esse tipo de gente, pois são inocentes e não conhecem maldade. Mesmo assim, o homem vai lá e comete uma crueldade dessa com um ser totalmente indefeso.
    Justiça tem de ser feita. Justiça humana, pois a justiça divina é certa.

    ResponderExcluir