18 dezembro 2011

Humano?
 

          Na semana passada uma situação nos deixou profundamente entristecidos e perplexos. Certa “cidadã” mesmo recebendo ajuda com ração, divulgação dos filhotes para adoção em nossos meios de comunicação e castração da fêmea canina da família marcada para a última terça feira sem custo algum, fomos surpreendidos com o abandono da fêmea e seus 3 filhotes.Chegamos a essa triste constatação após anuncio em uma rádio local de que no bairro Progresso havia sido encontrada uma cachorrinha “lingüiça” na cor preta e 3 filhotes, sendo um deficiente. Mesmo não querendo acreditar que seria o mesmo caso que estávamos auxiliando, uma das integrantes da APA foi até o local e constatou que era realmente o mesmo caso.  BO será realizado e a “brilhante tutora” será responsabilizada criminalmente pelo fato. A pergunta que não cala: Como conseguem dormir a noite cometendo uma crueldade absurda dessas?

Não resistiu

          Infelizmente o gato que estava sendo atendido pela Associação a mais de 15 dias teve complicações em seu quadro clinico e não restou outra opção a não ser a eutanásia para amenizar o sofrimento do animal. Por diversas vezes comentamos e explanamos a importância da castração tanto das fêmeas quanto dos machos, mas infelizmente poucos são os que se dispõem a custear a cirurgia. “Há não tenho dinheiro”, “Vou doar todos os filhotes”, “Tenho dó”, enfim, são muitas as “desculpas” para não castrar. Em meio a essas desculpas, muitos animais perdem a vida pela falta de sensibilidade de seus tutores. Quem ama verdadeiramente seu animal de estimação castra!

Boas notícias

          Após a exposição para a comunidade dos casos dos animais que iriam voltar para o local de origem e também dos animais ainda em recuperação, conseguimos entre adoções e novos lares provisórios um local para todos os casos. Aos adotantes e aos lares provisórios o nosso muito obrigado de coração em nome de toda equipe APA.

Mudanças

          Para o ano que vem alguns procedimentos feitos até agora pela APA não serão mais realizados. Iremos focar nossas forças na educação, repreensão a maus tratos, fiscalização e castração de animais de rua. Infelizmente pela falta de pessoas que verdadeiramente se engajem na luta participando ativamente de nossas reuniões e eventos, optamos por focar os trabalhos dentro de nossas reais possibilidades. As feiras de adoção não serão mais realizadas mensalmente e sim esporadicamente. Somente irão para as feiras os casos efetivamente atendidos pela Associação. São mudanças necessárias e que certamente irão continuar trazendo excelentes resultados nos trabalhos em defesa da vida animal.

Snoopy


          Felizmente as notícias são muito boas para o cãozinho Snoopy. Recebemos a doação de R$ 74,00 com a campanha uma cadeirinha para o Snoopy. Após divulgação da campanha também via e-mail recebemos a feliz notícia de que conseguimos a doação da cadeirinha e ainda a consulta com especialista em ortopedia, ambas cedidas pelo anjo chamado Robson da cidade de Joinville. O Snoopy foi levado até a cidade vizinha, já consultou e as notícias são melhores ainda!  Ele poderá recuperar o movimento das pernas traseiras. Snoopy foi castrado e esta recebendo medicação, financiados pela Associação. Em breve poderá começar a utilizar a cadeirinha. Em nome de toda equipe APA e também do pequeno Snoopy o nosso muito obrigado a todos que colaboraram com o caso, ao Robson pela doação da cadeirinha, ao Marcos e Chirlei pelo deslocamento até Joinville para consulta sem custo algum e ainda a Ana Rita da FRADA – Frente pelos direitos animais que foi peça chave para esse final feliz.

     Pensamento da semana:  

 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Ohh pessoa do comentário acima, porque vc não se identifica, passa teu telefone e email para a APA responder para você se ainda existe ou o que anda fazendo em prol dos animais?
    Falar é facil né?
    Quero ver ajudar! Socorre você os animais abandonados, atropelados, doentes e PAGA do seu bolso as despesas desse animal que não é seu... E depois que o animal estiver melhor, fica com ele.. adota ele.. porque quero ver vc conseguir que adotem ele...
    Você só quer que a APA recolha... que a APA faça isso e aquilo.. Trabalho que é de dever do Poder Público.. Vai lá reclamar para a Prefeitura..
    Será que ela existe ainda?
    E se existe, porque ela não ajuda os animais?
    Cobrar de pessoas que dispõem de seu tempo, de seu dinheiro e fazem voluntariado é facil né?
    Faça você a sua parte como humano, ético, bom samaritano..

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Virgínia. Porque vc não passa o teu contato para a APA? Aí ela pode entrar em contato com vc e te convidar para participar das reuniões, eventos, diligências, feiras, Cãominhada, palestras e muito mais que a APA realiza. Aí vc vai ver se a APA faz ou não faz alguma coisa. Será que eles são obrigados a fazer tudo sozinhos? São no máximo 9 ou 10 integrantes, que não ganham um centavo para fazer esse serviço. Usam os próprios carros, com a gasolina paga por eles. Depois do serviço, enquanto vc está indo para a sua casa para ficar com sua família, jantando, são eles que vão fazer diligências à maus tratos dos animais, que gente tipo vc faz contra eles e depois liga para a APA pedindo ajuda. Mas na hora de doar um centavo, não pode. Porque vc não recolhe esses animais e leva para para a tua casa. Cada integrante da associação tem sua casa cheia de animais abandonados. Porque vc não mostra a cara, seja homem ou mulher e coloque seu nome para a APA entrar em contato com vc... Para que se esconder? Se a APA não está cpnseguindo atender todos os casos que repassam por dia, é porque é impossível, são 9 pessoas que trabalham durante o dia, tem sua vida e tentam fazer o máximo pelos animais. Que tal vc ajudar em vez de criticar?
    Cláudia Moreira - SBS/SC

    ResponderExcluir