23 março 2012

Cinomose: Primeiros sintomas

Febre, apatia, depressão e perda de apetite são os primeiros sinais da doença

EXCLUSIVO | A DOENÇA ainda é considerada endêmica no Brasil, ou seja, ainda ocorre com frequência dentro do território nacional. Mas não se trata de uma novidade no mundo. Na verdade, a Cinomose foi registrada pela primeira vez há mais de cem anos. Foi o veterinário francês Henri Carré que em 1905 descobriu que a Cinomose é uma virose que atinge várias famílias de Canideos (cães), furões, doninhas, guaxinins, gambás, hienas, quatis, leões marinhos, focas, morsas e até alguns felinos – exceto o gato doméstico.
PELA grande extensão de raças vítimas deste vírus, a doença não foi extinta nem mesmo em países chamados de primeiro mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, a doença é considerada controlada em animais domésticos, embora ainda seja encontrada ainda em animais silvestres.
NO BRASIL o grande problema são os cães de rua ou que vivem em regiões muito carentes. “As campanhas de vacinação públicas não oferecem essa vacina gratuitamente e assim a população mais carente normalmente encontra dificuldade em vacinar os seus cães fazendo com que a doença permaneça no ambiente”, explica o diretor clínico e médico veterinário do Hospital Veterinário Pet Care Marcelo Quinzani.
A superfície do nariz também pode ficar mais rígida e grossa, explica a veterinária

PRINCIPAIS sintomas
OS EFEITOS do vírus da Cinomose sobre o cão são devastadores. O veterinário explica que após a exposição ao vírus, o animal passa a desenvolver febre e diminuição das células de defesa do organismo. “Depois disso, o vírus caminha pelos gânglios e vias linfáticas e atinge o sistema respiratório, gastrointestinal, urogenital e sistema nervoso central”, complementa.
PARA O dono, os primeiros sintomas visíveis são uma febre insistente por até 6 dias, sinais de apatia, depressão e perda de apetite. Uma diarréia leve também é comum, mas raramente chama a atenção do dono.

SINTOMAS secundários e terciários
A SEGUNDA etapa da doença é no sistema respiratório. É neste momento que surge a conjuntivite e secreções purulentas nos olhos e nariz. “Nesse período pode desenvolver tosse e novamente febre”, relata o veterinário do Hospital Pet Care. “Depois disso o vírus continuando sua migração via sistema linfático e atinge o sistema nervoso central”. Muitas vezes, é só neste momento que os donos do cachorro percebem que há algo errado com o bicho.
JÁ OS sinais neurológicos como uma depressão, cefaléia e até convulsões e movimentos musculares involuntários são facilmente percebidos pelo dono. Há ainda sintomas que parecem não ter ligação com a doença, como o endurecimento das almofadinhas das patas e a superfície do nariz que fica mais rígida e grossa. E dependendo da idade do animal, até mesmo o esmalte dos dentes pode ficar manchado.
QUER saber como se dá a transmissão da Cinomose, como prevenir a doença ou ainda se há tratamento? Então não deixe de conferir o segundo post da série sobre a Cinomose com o diretor clínico e médico veterinário do Hospital Veterinário Pet Care  Marcelo Quinzani que será publicado em breve aqui no CaninaBlog 
Fonte: (http://caninablog.wordpress.com/2012/03/21/cinomose-primeiros-sintomas/)

Um comentário:

  1. Atenção!
    Eu tratei o meu cachorro de cinomose com Vitamina A e levando ao veterinário para dar antibióticos e baixar a febre. Com febre os cachorros se recusam a comer. As informações abaixo vem da wikipedia, que diz que de acordo com um artigo científico o tratamento com a Vitamina A funcionou em 100% dos casos. Ainda a wiki, diz que a dosagem suportada por cachorros de Vitamina A seria de 300.000 UI/kg, o meu cachorro tem 20 kg e eu dei mais ou menos 300.000 UI por dia, em comprimidos de 50.000 UI cada, por 1 mês, levando para o veterinário para tratar os outros sintomas, funcionou para o meu cão. Segue as informações:

    "A primeira constatação foi quando a indução de altos níveis séricos de Vitamina A, que é um tratamento ostensivamente utilizado para tratamento de sarampo, produziu um efeito de 100% de cura em animais experimentalmente infectados. O grupo que não recebeu a suplementação todo veio a óbito."
    "A constatação da eficácia da Vitamina A no tratamento da cinomose encontra nos carnívoros, especialmente nos cães, um aliado excepcional, que é sua capacidade de conversão da Vitamina A em ésteres não tóxicos. Para os cães em especial existe um valor de referência para mensurar o risco da hipervitaminose, um estudo realizado nos Estados Unidos constatou que é preciso uma dosagem de 300.000 UI/kg diária, durante trinta dias, para que os primeiros sinais de hipervitaminose apareçam; e é preciso sessenta dias de ingestão dessa dosagem para levar o animal a óbito."

    ResponderExcluir