30 julho 2012

Entrevista com o Dr. Darlan 2º parte



Continuamos nessa semana a entrevista exclusiva concedida a APA pelo médico Veterinário Darlan André Giuliani.

Em média quanto tempo sobrevive um animal abandonados, alimentando-se de lixo nas ruas da cidade?
-“ Se ele tiver acesso ao mínimo necessário para se manter, restos de comida e água, que mantenha o básico de energia para ele, acredita-se que ele tenha até 50% de expectativa a menos do que um cão que tenha alimentação e cuidados básicos.Agora, desprovido de alimentação e água ele não sobrevive mais que 10 dias.

Qual é a sensação de um animal abandonados por seus donos?
-“Pânico, medo, angústia. Imagina, você está acostumado a receber comida e água e ter um local confortável para ficar e dormir, e de uma hora para outra você se vê em um local completamente estranho, sem água, sem comida, sem local para dormir e a mercê de pessoas estranhas e de toda espécie de violência e necessidade, eu acredito que deva dar um desespero muito grande.

Animal sente dor, simpatia, stress, angústia, solidão?
-“Tudo que o ser humano sente o animal também sente. O que difere é a maneira de demonstrar. Um tapa num ser humano dói tanto quanto um tapa em um cão, a diferença é que ele não vai se queixar e a capacidade de perdão é bem maior do que a do ser humano.Qualquer sensação que eu possa ter como ser humano o animal também tem, a dor da queimadura, a dor de dente, a dor de ouvido, a dor da fome, a sensação de frio,calor, da sede... É tudo a mesma coisa para os animais como para os seres humanos.A diferença, repito, é a maneira de expressar esse sofrimento.”

Se eu sofrer um acidente, expondo os ossos de meu braço, ou quebrando a perna, ou tendo queimaduras, a sensação de dor é a mesma?
-“Sim, a única diferença é que ele não vai se queixar como nós seres humanos, num primeiro momento ele pode até gritar, chorar, se lamentar, mas em seguida ele tolera a dor, ou seja, continua sentindo, mas não demonstrando com tanta intensidade e ele vai preferir se recolher, ficar só, suportando a imensa dor no máximo com um gemido”

O que mais frustra o Médico Veterinário no seu dia a dia?
-“E a sensação de quanto custa o tratamento, é ouvir comentários como: - É mais fácil trocar um cão ou gato ao invés de tratar ele, aquelas pessoas que nem questionam se o tratamento pode ser parcelado ou não e simplesmente mandam sacrificar. Pessoas que olham para o animal e dizem, vou eliminar esse e amanhã eu pego outro, compro outro, adoto outro, ou pego um filhote de um amigo em que a cadela criou a pouco tempo! Acho que isso é o mais frustrante, achar que aquela vida é algo trocável como se fosse a roupa que eu vou colocar no cesto hoje a noite para ser lavada.

Na semana que vem a 3º e última parte dessa entrevista, acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário