06 julho 2012

Justiça manda Prefeitura tirar animais das ruas de Joinville

Em liminar concedida ao Ministério Público, a Justiça mandou a Prefeitura de Joinville recolher animais encontrados abandonados nas ruas. Os bichos têm de ser levados para abrigos e não podem ser mantidos em “lugares anti-higiênicos ou que lhes impeçam a respiração, o movimento ou descanso, bem como que os privem de ar ou de luz”.

Foi dado prazo de 45 dias para cumprimento da decisão. Também foi determinado à Fundema, “se já não o faz”, que exerça o poder de polícia para evitar atos de crueldade contra os animais. A fundação garante já estar atuando contra a violência, com registro na polícia de casos de agressão.

Quanto ao recolhimento de cães e gatos das ruas, estão sendo levados para o Centro de Bem-estar Animal os bichos vítimas de maus-tratos ou atropelamentos e os doentes. A Fundema alega seguir recomendação do MP de não recolher todos os animais abandonados para que não sejam criados imensos depósitos de cães e gatos, o que levaria fatalmente ao sacrifício de parte dos bichos. Como a decisão é uma liminar (e em primeira instância), a Prefeitura deve recorrer.

Castração

A Fundema prepara para os próximos meses, provavelmente setembro, um programa de castração de pelo menos 500 cães. Seria um primeiro lote, outros virão. Famílias de baixa renda serão convidadas para levarem seus cachorros para a esterilização.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/saavedra/2012/07/05/justica-manda-prefeitura-tirar-animais-das-ruas-de-joinville/?topo=84%2C2%2C18%2C%2C%2C84

Nenhum comentário:

Postar um comentário