22 julho 2012

Exclusivo! Entrevista com o Médico Veterinário Dr. Darlan André Giuliani, há 13 anos exercendo a profissão


          Como surgiu a paixão pelos animais? - “Acredito que isso é uma coisa nata, definida na infância, pois desde cedo tive interesse em ajudar, tratar, curar, claro, dentro das condições e possibilidades de uma criança. Eu sempre gostei de animais!”

           Ter um gato ou um cão em casa exigem alguns cuidados, quais seriam os cuidados básicos com um animal de estimação? - “ Uma boa casa com conforto tanto para o frio como para o calor,alimentação em prato limpo, comida sempre fresca, água abundante e trocada todo dia, desverminar o animal livrando ele de pulgas, carrapatos e vermes e também a vacinação contra doenças, esses seriam os cuidados básicos.”

           No caso dos cães, quais são as vacinas recomendadas? -“ Obrigatória por lei é a da raiva, mas se você deseja ter em sua companhia um cão saudável, sem correr riscos de doenças graves e que podem ser evitáveis, deve ser aplicada a vacina Polivalente, chamada de V10, que protege contra 10 tipos de doença, onde estão incluídos os principais vírus que matam o animal.”

          E os gatos, também exigem vacinação? -“Sim, só que o gato recebe uma vacina chamada quádrupla, ela combate as principais viroses que comprometem a saúde do animal, entre elas a Rinotraquite, que envolve o sistema respiratório, que seria uma gripe bem acentuada. Ainda a Panleucopenia, que é uma doença que envolve o sistema respiratório e digestivo atacando o sistema imunológico, a Calecivirose que é outra séria infecção espiratória dos gatos. Os sinais da infecção são febre, falta de apetite, e corrimento nasal, mas gatos infectados também podem apresentar úlceras na língua e a clamidiose que é também uma infecção respiratória, que afeta mais os olhos do animal, causando conjuntivite e rinite.

           Dr Darlan, quais são as doenças enfrentadas por um cão que não recebe nenhum tipo de vacina durante a vida? - “ A raiva, a cinomose que ataca o sistema nervoso do animal, e o mata lentamente sendo raro conseguir salva-lo com esta enfermidade, a parvovirose por parvavirus que ataca o tracto digestivo do cão, que o pessoal conhece como caimbra de sangue ou peste de sangue, pois o animal morre de tanto vomitar ou perdendo sangue pelo intestino. A recomendação é que se procure imediatamente o Médico Veterinário de sua confiança.

           Quais doenças são transmissíveis ao ser humano? -“ A raiva, a leptospirose, alguns tipos de vermes,sarna, micose seriam as principais no caso dos cães, já os gatos podem passar a raiva, micoses e a tocsoplasmoze, repito, todas evitáveis desde que acha a vacinação, a vermifugação e higiene do animal “

          Se em minha casa já houver acontecido um caso de cinomose, posso adotar outro animal?-“Não aconselhamos antes de pelo menos 1 ano de intervalo, salva a exceção de o animal estar imunizado com todas as vacinas em dia. 15 dias após a aplicação da última dose da vacina ele pode ir para esse local.

           A Vacinação é dada de ano em ano?-“são três doses quando o animal ainda é filhote e a partir desta 3º dose o reforço é anual.”

          Continua na semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário