08 março 2013

A importância da castração para seu animal de estimação.



          A castração de animais, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma forma de mutilação. Não existe, ainda, melhor método anticoncepcional que a castração uma vez que ela representa um benefício à saúde do animal e uma importante aliada no combate ao crescimento populacional de cães e gatos.

          Existem muitos mitos sobre a castração. Procuraremos demonstrar que este procedimento é, na verdade, um ato de amor, pois aumenta a expectativa de vida do animal além de proporcionar uma melhor qualidade de vida.

          A castração é uma cirurgia rápida, feita com auxílio de anestesia e medicamentos anti-inflamatórios sendo que o melhor período para a sua realização é aquele entre os 6 e 8 primeiros meses de vida do animal. Entretanto, não há prejuízo algum se ela for realizada em animais adultos.

          Na fêmea, a castração é chamada de OSH e consiste na retirada do útero e dos dois ovários. Se castrada antes do 1º cio, a fêmea tem reduzida a quase a zero a possibilidade de desenvolver tumores de mama (que são os mais comuns em cadelas idosas). Além disso, fica livre de tumores de ovários e de útero além da piometra, tipo de infecção uterina que pode se manifestar em cadelas de qualquer idade.

          Além de prevenir o câncer, a castração elimina todos os sintomas do cio como o sangramento, a gravidez psicológica, o inchaço da vulva e o incômodo por ser, no período do cio, ‘perseguida’ por machos. Além de todos esses benefícios, a castração evita que a cadela desenvolva diabetes e, também, a obesidade (que pode ocorrer pelo tipo de alimentação do animal e de sua atividade física, independentemente da cirurgia).

          Na castração do macho são retirados apenas os dois testículos, e não a bolsa testicular.Assim como acontece com as fêmeas, traz vários benefícios ao animal como a diminuição do risco da incidência de tumores testiculares bem como do câncer de próstata, hérnias perineais, hipertrofia prostática (que é causa freqüente de infecções urinárias e muito comum em cães idosos) e a melhora no comportamento do animal, que não terá mais a necessidade de demarcar território.

          É importante salientar que o animal castrado não perde sua personalidade, apenas torna-se mais sociável por não estar mais sujeito às alterações dos hormônios sexuais.

          Não são apenas físicos os benefícios da castração. Ela ainda é o melhor instrumento para quem se preocupa com a vida dos animais, pois contribui para que seja evitado o aumento de animais de rua, o que acarreta um número infinito de filhotes abandonados que passam a viver sem as mínimas condições. 



          Só para termos uma idéia do tamanho do problema que poderá ser enfrentado por São Bento do Sul e região, um casal de animais podem gerar em 10 anos em sucessivas gerações em 2 cios por ano com 2 a 8 filhotes por cria os seguintes números: 1º ano seriam 12 filhotes, no 2º ano 66, 3º ano 382, 4º ano 2.201, 5º ano 12.680, 6º ano 73.041, 7º ano 420.715, 8º ano 2.423.316, 9º ano 13.968.290 e no 10º ano seriam 80.399.780 (oitenta milhões, trezentos e noventa e nove e setecentos e oitenta animais) Gente, estamos falando em milhões. Realmente é assustador, mas é o que pode acontecer. (Fonte: American Humanen Association) Converse com seu veterinário(a) de preferência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário