11 março 2013

Não tenho dinheiro



          Em algumas visitas realizadas pela equipe da APA, o que mais se ouve é a seguinte frase: Não tenho dinheiro para levar meu animal de estimação ao veterinário! Pois bem, vamos à seguinte análise:

          Se eu não tenho dinheiro eu não tenho um carro, uma moto, uma casa... Certo? E quando se compra um carro, uma moto ou uma casa, sabemos que os mesmos precisarão de manutenção, seja ela corretiva ou preventiva.

          Se eu não tenho dinheiro, eu não posso ter um animal de estimação em casa! Pois ele precisa em algumas ocasiões, de vacinas, atendimento de emergência, medicação, enfim, precisa de amparo de seus proprietários. Mas quando se trata de um animal de estimação, algumas pessoas simplesmente não têm dinheiro. Aquele dinheiro da cervejinha, do cigarro, das coisas supérfluas, dinheiro esse que nunca falta.

          Gente, bicho precisa de atenção e gera custos dentro de um lar. Ai vem a questão da adoção com responsabilidade. A partir do momento em que se tem um animal de estimação em casa, a responsabilidade pelo bem estar dele é de seu proprietário. O Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98 diz o seguinte:


           È considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.


           Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.


           Parágrafo 1°. - Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.


           Parágrafo 2°. - A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s)."


Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são:


*Abandono;
*Manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis;
*Deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico;
*Envenenamento;
*Agressão física, covarde e exagerada;
*Mutilação;
*Utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento;
*Não procurar um veterinário se o animal estiver doente;


           Percebam que perante a lei não procurar um veterinário se o animal estiver doente é crime. Mas infelizmente, algumas pessoas não têm dinheiro! Será? Antes de adotar um animal de estimação, reflita se você poderá lhe dar assistência quando ele mais precisar, se a resposta for negativa, não adote, não tenha um animal de estimação!

          Em algumas situações, quando o animal de estimação mais necessita de apoio, o mesmo é simplesmente jogado em algum canto da cidade, para que tenha uma morte lenta e dolorida. Talvez o “cidadão” que faz isso, imagine que algum ser humano vá se compadecer e recolher este animal da rua, lhe dar o tratamento veterinário e um lar aconchegante. Infelizmente em 99,99% dos casos isso não ocorre.

          Não obrigamos ninguém a ter seus animais de estimação dentro de casa, ou que durmam nas camas, mas lutamos para que pelo menos um local adequado, alimentação diária, atenção e assistência quando eles mais precisam lhe sejam disponibilizados. Se nem o mínimo você pode oferecer, aconselhamos que compre um cachorrinho de pelúcia, este sim não precisa de atenção, alimentação, local decente e muito menos assistência veterinária.

          Bicho não é lixo, bicho não é descartável. Sente dor, fome, angustia, depressão, ansiedade, simpatia, antipatia e principalmente, sente a sua falta! Repetimos, pense muito bem antes de ter um animal de estimação na sua casa! Ou, compre um de pelúcia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário