01 março 2013

Adoção responsável


Antes de adotar um animal de estimação, leia com atenção os dez mandamentos da posse responsável de cães de gatos:

Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

Adote animais em vez de comprar por impulso.

Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida (tamanho, peculiaridades, espaço físico)

Mantenha o seu animal sempre dentro de casa,ou dentro de seu terreno, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.

Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.

Identifique o animal com plaqueta ou similar.Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).

10º Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

Muitas pessoas tem preconceito em adotar um animal de estimação já adulto, mas ao contrário do que muitos pensam, adotar um animal já adulto traz muitas vantagens.


*Mais tranqüilos, não latem muito e não choram à noite; *São mais obedientes por já terem uma capacidade de assimilação maior; *São mais independentes, caso tenham que ficar sozinhos por algumas horas; *Dificilmente destroem sapatos, móveis ou coisas dentro de casa; *Aprendem a fazer as necessidades no local adequado com maior facilidade e velocidade; *É mais fácil saber, antes de adotar, se ele é quieto, brincalhão, se gosta de correr ou se é mais reservado; *Você não terá dúvida alguma sobre o tamanho dele; *Se adaptam rapidamente ao ambiente e às pessoas da casa, incluindo as crianças;*São mais atentos a chegadas de pessoas; no caso de cães, defendem mais a casa *Serão amigos fiéis e eternamente gratos a você

Na adoção de um animal adulto, ao contrario do filhote, o trabalho é sempre muito menor, pois ele passará apenas por um período de adaptação à nova casa. Este período é quase sempre muito curto, pois o animal adulto que vem de um abrigo ou das ruas tem muita gratidão pelas pessoas que o recebem em seus lares e demonstrará essa gratidão claramente tornando-se, em muito pouco tempo, um companheiro fidelíssimo, obediente e muito carinhoso. Os animais adotados já adultos fazem de tudo para agradar, por isso fica mais fácil educá-los.

Ao contrário do que muitos acreditam o cão adulto, quando adotado, aceita muito facilmente a mudança em sua vida (que sempre será para melhor), torna-se um animal muito alegre que, certamente, será seu maior amigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário