11 abril 2011

Adoção de animais!


ESTÁ PENSANDO EM ADOTAR UM ANIMAL?

Então pense bem...
Pense que voce tem que estar morando numa casa ou apartamento próprio porque assim não vai ter que correr o risco de ter que encontrar um outro lar para seu amigo, porque o imóvel que voce vai alugar não tem espaço pra ele, ou o proprietário não permite animais, ou só encontrou um que "Não cabe mais ninguém.." É muito triste uma família querer devolver ou repassar um animal que já convive com ela e está bem adaptado, por  motivos que são previsíveis e facilmente evitados. Poupe esses animais que já sofreram abandono ou maus tratos de mais essa decepção. Somente adote se estiver seguro(a) de que vai poder estar com esse animal por pelo menos os próximos 15 anos!
Pense que, se voce optou por adotar um animal ainda filhote, sua responsabilidade deve ser redobrada. Voce terá que ter paciência, muita paciência para ensinar-lhe que não deve roer os móveis, seus sapatos caros, ou objetos de valor que voce tenha "esquecido" ao alcance dele. Ele não sabe que estragar objetos de valor é errado e voce não deve bater nem pensar em desfazer-se dele por esses motivos. Se achar que não está preparado(a)  para ter um filhote, adote um animal adulto.
Pense que, um filhote tem ainda seu sistema imunológico frágil e precisará de muito cuidado com a saúde e terá que tomar todas as vacinas, que geralmente são caras, mas muito necessárias. Qualquer descuido seu, ele adoecerá facilmente e geralmente o tratamento médico-veterinário nesses casos, são caros. Se achar que não está preparado(a) para isso, adote um animal jovem, adulto, que já esteja com a saúde estabilizada.
Pense que todos em sua casa tem que estar de acordo com esta adoção e que voce é que será o responsável por alimentá-lo, fornecer-lhe água fresca, limpar as sujeiras que ele faça, levá-lo para passear ao menos uma vez ao dia, essas responsabilidades serão diariamente necessárias enquanto seu animalzinho viver!
Pense que se voce tiver que viajar ou se ausentar de sua casa por alguns dias, alguém terá que se responsabilizar pelo seu animal,ou seja, ou voce o leva junto, ou consegue alguém de confiança ou então,  não saia de casa!
Pense que um animal sempre é uma despesa a mais no seu orçamento. Tenha isso em mente quando escolher adotar um animal. Voce terá que ter uma reserva financeira que lhe permita castrar seu animal se ainda não estiver castrado, dar ração de boa qualidade, um plano num Pet Shop, as vacinas anuais, hotelzinho para o período de férias, enfim, um animal é mais uma responsabilidade para sua família!
Pense que ao adotar um animal voce está criando um vínculo afetivo entre ele e sua família. O exemplo que voce dá aos seus filhos é mais importante do que o discurso que algumas pessoas usam pra justificar "dar um fim" no animalzinho da família. Com o argumento de que "Preciso mudar e não posso levar.." ou "ele destrói tudo que vê pela frente.." ou "ele não aprendeu a fazer sujeiras fora de casa" ou "ele late ou mia muito.." ou "ganhei um outro animal de raça pura..." voce,  na prática,  estará ensinando a seu filho que sentimentos são menos importantes do que as coisas materiais. Lembre-se de que  a vida, um dia, se encarregará de lhe retribuir tudo que voce fizer de bom...ou de ruim.
Por favor, não adote se não for para a vida toda!
Nunca abandone seu animal!

Fonte: http://www.aprap.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário