28 abril 2011

Dia Estadual da Proteção Animal


28 de abril
Dia Estadual da Proteção Animal



Pelo Estado!!
Uma data para comemorar nossas conquistas pelos que não podem falar. Porém, apesar dos passos que já demos, o caminho é longo. Ainda existem cães abandonados, com fome, com sede. Logo, comemoremos, sim; porém sem nos esquecer o quanto somos importantes para nossos amigos patudos; essa semana, mais que nunca, eles merecem nossa atenção especial, afinal, hoje o dia é deles.



RBS e A Notícia destacam Dia de Proteção aos Animais em SC
Internautas, o Jornal do Almoço, da RBS Joinville, e o Jornal A Notícia trarão matérias sobre o Dia Estadual de Proteção aos Animais no estado, comemorado hoje, 28 de abril.
O dia foi instituído pela Lei Estadual n° 13.735/06


LEI Nº 13.735, de 18 de abril de 2006.

Procedência: Dep. Celestino Secco
Natureza: PL 404/05
DO: 17.866 de 18/04/06 (errata: no DO.de 18/04/06,  no número da edição onde se lê 17.866 leia-se 17.865).
Fonte - ALESC/Coord. Documentação

Institui o Dia Estadual de Proteção aos Animais.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, em exercício,
Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituído o Dia Estadual de Proteção aos Animais, a ser comemorado no dia 28 de abril.
Parágrafo único. Por proteção aos animais entende-se o conjunto de ações destinadas a promover o respeito à vida e à integridade física e psíquica dos animais, visando ao seu bem-estar.

Art. 2º A semana que antecede o dia 28 de abril constituirá período de celebração em comemoração à data em todo território catarinense, sob a denominação de Semana de Proteção aos Animais.
Parágrafo único. Na Semana de Proteção aos Animais, descrita no caput deste artigo, as escolas da rede pública poderão promover eventos relacionados ao tema, como palestras, exibição de material audiovisual e atividades artísticas e lúdicas, visando despertar a conscientização dos alunos para a necessidade de proteção aos animais.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Florianópolis, 18 de abril de 2006.

Eduardo Pinho Moreira
Governador do Estado, em exercício


Lembrando a data!
Maurício Varallo, do Sentiens Defesa Animal, escreveu lembrando a data.
A data abrange todos os animais, não só cães e gatos, e por isso mesmo merecia ser amplamente divulgada e comemorada.
Um pedaço da mensagem enviada pelo Maurício, que na época morava em Floripa e participava do Instituto É o Bicho! (que, por sinal, botou um anúncio falando da data na página principal, acabei de ver).

"Gostaríamos de agradecer a todos os protetores que escreveram para os deputados apoiando a iniciativa. Agora temos uma data específica em SC para os animais, que não só os homenageia, mas que principalmente celebra e incentiva a ação de proteção a eles, criando um ambiente propício ao desenvolvimento do imprescindível trabalho educacional. Lembramos que no mesmo 28/04 se comemora anualmente o Dia da Educação. E que o dia estadual vem se somar ao internacional Dia dos Animais, comemorado em 4/10.
Agradecemos às ONGs de proteção animal e ambiental catarinenses (Acapra, Instituto Rã-Bugio, APA, APRAP, ASFA, Pau Campeche, GAE entre outras), que se uniram pela aprovação do projeto, lembrando também o apoio da Prefeitura de Florianópolis, através da Coordenadoria Municipal de Bem Estar Animal.
E, claro, registramos nosso agradecimento ao deputado Celestino Secco que, sensibilizado pelo tema, abraçou o projeto e o conduziu até o desfecho vitorioso da aprovação, dando voz ao movimento de proteção animal catarinense.
Nosso obrigado também a todos os deputados que aprovaram a criação do Dia Estadual da Proteção Animal e, finalmente, à equipe de voluntários e simpatizantes que nos ajudou a elaborar o projeto.
Foi uma vitória da proteção animal! O entusiamo que deixamos transparecer pela criação desta data se justifica pelas possibilidades que ela abre de, em mais um período do ano, trazermos à tona a temática da proteção animal de uma forma mais ampla em SC, lembrando que é no mês de abril que a Farra do Boi se intensifica e atividades em escolas que culminem no dia 28/04 podem ser propostas já desde o início do mês. Já estamos agendando para a semana de 28/04, novamente com o apoio do deputado Celestino Secco, um seminário sobre animais na própria Assembléia Legislativa. Divulgaremos mais detalhes brevemente.
Maurício Varallo
Instituto É O BICHO!- Educação Ambiental e Proteção Animal - Florianópolis/SC"






Grupo "Animais de Estimação"

Um comentário:

  1. Adorei o seu blog, concerteza comentarei com
    meus amigos, e seguirei todos relacionados a
    esse tema ! Parabéns pelo seu ótimo trabalho !

    ResponderExcluir