29 abril 2012

Atenção Bairro Alpino!

          Palestra aberta a Comunidade nesta quinta feira dia 03 (três) as 19h e 30min na Escola Prefeito Antônio Treml, em parceria com a Associação de Moradores. Neste dia ainda efetuaremos o cadastro de famílias que queiram castrar animais (fêmeas) e recebam até 2 salário mínimos. Para tanto é necessário levar RG, CPF, Comprovante de residência e Comprovante de renda.

          Contamos com sua presença!


26 abril 2012

28 de abril - II Manifestação Nacional Anti Vivissecção e Experimentação Animal

Alguns organizadores anteriormente comprometidos com a Manifestação cancelaram seus eventos por motivos pessoais diversos,  alheios à vontade da organização nacional.


No dia 28 de abril de 2012, às 15 horas, em diferentes cidades brasileiras e do exterior, estará acontecendo a II Manifestação Nacional Anti Vivissecção e Experimentação Animal no Brasil.Com a participação de 47 cidades confirmadas apenas aqui no Brasil .

No ano passado, com muito custo __ mas com excelente repercussão na mídia nacional __ conseguimos realizar a I Manifestação Nacional, com a participação de 5 capitais brasileiras: São Paulo, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Este ano já temos a participação confirmada de 47 cidades brasileiras. http://www.facebook.com/events/3100925157/

As manifestações, embora diversificadas de acordo com as possibilidades de cada cidade participante, obedecerão a um critério único, centralizado a partir da proposta formulada pelo Cadeia, que é de ordem abolicionista radical.


A ênfase é diretriz se refere a 2 pontos fundamentais:

- INDIGNAÇÃO: a exposição à sociedade, em termos claros e explícitos, do que se passa dentro das faculdades brasileiras de "segunda linha" que, ao invés de adotarem as alternativas éticas existentes à experimentação animal e à vivissecção, ainda insistem na política de que "é mais barato MATAR do que fazer ciência". Atos de torturante abuso, crueldade inimaginável, "experiências" em que cães, gatos, hamsters, coelhos e camundongos tem suas vidas ceifadas, sem que haja para isto qualquer fundamentação, ética ou científica.

- INFORMAÇÃO: levar ao conhecimento da sociedade, em grande parte ainda habituada a crer que a experimentação animal "é um mal necessário", que este argumento é mentiroso e não se sustenta, em hipótese alguma. Fornecer informações sobre os métodos éticos alternativos existentes, hoje empregados, inclusive, pelas faculdades e instituições de ensino de primeira linha internacionalmente.

Um excelente início de estudo e acesso à informações é através deste link do Instituto Nina Rosa:http://www.institutoninarosa.org.br/defesa-animal/exploracao-animal/vivisseccao/pesquisa


Em toda esta fase que precede a Manifestação pública propriamente dita, no dia 28 de abril de 2012, divulgar as empresas cujos produtos postos à venda no mercado nacional e internacional NÃO adotam testes em animais e que são, por isso mesmo, consideradas cruelty-free.

À exemplo do que já acontece em outros países, onde a pressão da sociedade vem obrigando as empresas a se adequarem à política de respeito aos direitos animais, é nosso objetivo iniciar uma séria campanha que OBRIGUE as empresas que comercializam produtos no mercado brasileiro a se comprometerem com a criação do SELO que garanta que sua produção seja garantidamente LIVRE de sofrimento animal.


Recentemente assistimos ao caso da Avon, que está sendo hoje processada internacionalmente, por MENTIR em suas declarações de ser isenta de testes em animais. O processo judicial só está sendo possível porque anteriormente a Avon __ que agora se descobriu realiza os testes de seus produtos na República da China __ havia se comprometida com MAIS do que uma mera declaração, ao protocolar seus produtos com o SELO que levou muitos consumidores a serem enganados.

Apenas a sociedade unida conseguirá produzir esta mudança de conduta no Brasil.
Até aqui, tudo o que temos à nossa disposição, são palavras e a relação do consumidor com as empresas nacionais tem se baseado exclusivamente na BOA FÉ de quem consume seus produtos, o que tem gerado imenso campo para dúvidas em relação a muitas empresas hoje tidas como isentas de testes em animais..

A PRESSÃO do CONSUMIDOR continua sendo a única arma disponível para que o cenário se modifique também aqui no Brasil.

Faça a sua parte. Informe-se. Manifeste-se.
BOICOTE as empresas que testam em animais.
E NÃO se matricule em faculdades que ainda ASSASSINAM animais.

Não apenas por questões éticas, mas também porque ignoram e desrespeitam a evolução da ciência ao longo das últimas décadas, de expressivos avanços, na criação de métodos de resultados infinitamente mais fidedignos do ponto de vista do avanço científico propriamente dito.

Por favor, assine a petição dirigida à ANVISA que exige a Obrigatoriedade de selo indicativo nos produtos Cruelty-Free no Brasil:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=ANVISA
 
Não se esqueça de confirmar sua assinatura através do e-mail que será logo a seguir encaminhado à sua caixa de e-mail.

Você pode ajudar na divulgação da II Manifestação Nacional Anti Vivissecção usando este badge na sua foto de perfil.
http://www.picbadges.com/ii-manifestacao-nacional-anti-vivisseccao-2012/2515324/

Agora é só baixar a imagem e usar, OK? Basta entrar neste link e fazer o download para a sua foto de perfil no Facebook.


Links das  cidades confirmadas (23 de abril de 2012): - organizadores por localidade

Alguns organizadores anteriormente comprometidos com a Manifestação cancelaram seus eventos por motivos pessoais diversos,  alheios à vontade da organização nacional.

Pedimos desculpas àqueles que, tal como nós, estão decepcionados com esta desistência de última hora.


Iniciativa: Cadeia para quem Maltrata os Animais


Apoio: Weeac


Organização Nacional: Norah André - Cadeia-Weeac Brasil


Capitais: (por ordem de adesão)
Rio de Janeiro - Wania McCartney, apoio ULA

São Paulo capital - , Suzy Bernard, Sylvie Neyret, Andréa Miotto

Brasília - Patricia El-Moor

Curitiba - Amanda Simão, Hellen Heindyk, Marlene Chaves, Yanê Carvalho

Florianópolis - Daniel Ribeiro

Belo Horizonte - Janine Guido

Salvador - Marco Luppi

Campo Grande - Renata Costa, Abrigo dos Bichos

Recife - MDA-PE 

Manaus - Ingrid Benton

Teresina - Daniella Marreiros e APIPA

Natal - Simone Lima

Goiânia, GO - Patricia Magalhães

Vitória, ES: Raphael Youth & Grupo Abolicionista pela Libertação Animal 

Boa Vista, RORAIMA - Nanci Bahia Diniz
Fortaleza, CR - Geuza Leitão, UIPA

Porto Alegre, RS: Cathy Souto Gaia, Sea Sheperd

Belém, Pará - Daniel Freire

Não-capitais: (por ordem de adesão)

Sorocaba - COMISSÃO DE JUSTIÇA E DIREITOS DOS ANIMAIS

Nova Friburgo - Alexandra Chevrand

Niterói - Marcelo Pereira da Costa

Maringá - Flavio Mantovani

Tatuí, SP - José Franson

Itapetininga, SP - Eliane Bazolli

Caxias do Sul, RS - Silvana Santos

Praia Grande, SP - Léa Moura

Ribeirão Preto, SP - Viviane Alexandre, AVA

Londrina, PR - Carolina Veríssimo

Blumenau, SC - Sueli Amaral (Hachi ONG)

Bauru, SP - Gabriela Righetti

Foz do Iguaçu, PR - Bruna Borba, Leandro Benhur Martins & Bioma Brasil - UMRAS

Taubaté, SP - Cristina Lessa, Regina Flavio e Letícia Silva

Campinas, SP: João Manoel Aguilera Junior.

Barbacena, MG: Kenia Sfreddo

Formiga, MG : Carol Reis & Associação Protetora dos Animais de Formiga/MG - APAF

São José do Rio Preto, SP: Thais Cotês

Campina Grande, PB _ Lorene Dias Ferreira, Rodrigo Freire Costa, Fórum Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, e Fórum Estadual de Proteção e Defesa Animal do Estado da Paraíba.

Jussipe, Chapada Diamantina, Bahia - Will Assunção

Santa Maria, RS: Luciana Camillo
Simões Filho, Bahia - Elma Santos

Cosmópolis, SP: Andrezza Diego Serra

Itapeva, SP: Ana Maria, AAIPA

Ponta Grossa, PR - Karina Medaglia

Caraguatatuba, SP - Isabel Doria

Siderópolis, SC - Xênia Abreu

Agudos, SP - Susana Cardoso Gonçalves 

Uberlândia, MG - Lisandra Rocha

Jales, SP - Alzira Mara Azevedo Novaes

Mendes, RJ - Cristina Vianna de Giácomo
http://www.facebook.com/events/350138975021338/

25 abril 2012

Em defesa dos bichos, famosas promovem campanha!

ROBERTO DE OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Do astro teen Justin Bieber à gostosona Pamela Anderson, o engajamento de artistas e famosos em campanhas pró-bichinhos costuma sacudir a opinião pública lá fora. Por aqui, porém, esse tipo de movimento ainda engatinha.

Agora, rostos bonitinhos e corpões esculturais querem romper essa, digamos, lacuna e chamar a atenção dos paulistanos na defesa dos animais. Feras como Cléo Pires, Ellen Jabour, Fernanda Tavares, Paola Oliveira e Sabrina Sato foram clicadas em preto e branco. Ao lado --ou no colo-- delas, cães e gatos com diferentes histórias de privação e abandono, vítimas de preconceito e violência.

Cléo, por exemplo, posa com um gatinho preto. Traz a seguinte frase: "Azar é não ter o amor de um gato preto", para desmistificar a crença medieval de que os bichanos dessa cor são foco de uruca.

A exposição será aberta amanhã, no shopping Iguatemi, em São Paulo. São 12 fotos, 12 temas. Além das famosas, o fotógrafo de moda Jacques Dequeker também clicou integrantes da ONG Ampara Animal, que organiza e empresta o nome à mostra.

Criada em agosto de 2010, a ONG reúne nove paulistanas, belas e bem-criadas (empresária, modelo, apresentadora, designer, publicitária), com um propósito inusitado nesse terceiro setor: ela não resgata bicho nem mantém local para desabrigados. 


Jacques Dequeker/Ampara Animal
Cléo Pires posa com gato preto em campanha de defesa aos animais; fotos serão expostas em shoppings de SP
Cléo Pires posa com gato preto em campanha de defesa aos animais; fotos serão expostas em shoppings de SP 

A sacada aqui é conscientizar a população a respeito de necessidades e cuidados que os animais domésticos precisam e valorizar a chamada guarda responsável.

A realização da campanha levou pouco mais de um ano. Ninguém cobrou cachê. "Foi tudo na camaradagem, de forma 100% voluntária", conta a apresentadora Juliana Camargo, 30, diretora-presidente da ONG. A cobertura do hotel Unique, o hotel Emiliano, a Hípica Paulista e a praia de Pernambuco (Guarujá) são alguns dos cenários.

As modelos Raica Oliveira e Yasmin Brunet interromperam a agenda internacional de desfiles para serem fotografadas para a exposição.

"Acontecem crueldades absurdas com os animais. As pessoas que se importam com isso devem, sim, agir em defesa desses bichinhos, que são inofensivos", diz a apresentadora Ellen Jabour, 33.

Até o próximo dia 22, a exposição fica no Espaço Fashion do Iguatemi. Depois, segue para os shoppings Villa-Lobos e o Higienópolis. A mostra é aberta ao público. Uma caixinha estará à disposição para receber doações. 

Homem mata cão a pauladas

     Os casos de maus-tratos contra animais parecem não ter fim. Mais um vídeo de crueldade foi postado no YouTube mostrando um homem matando um cachorro a pauladas com requintes de selvageria. O caso aconteceu no interior do Ceará, no distrito de Pedra Branca, zona rural que pertence ao município de Limoeiro do Norte, a 200 km de Fortaleza (CE).
Segundo Maria Ivone Bandeira Costa, de 45 anos, moradora de Lagoa das Carnaúbas, região da mesma cidade, o cão que aparece no vídeo seria o seu animal de estimação chamado Beethoven, que havia fugido e desaparecido no dia 2/4. No dia 9/4 ela soube da morte do animal e, no dia 16/4, registrou um Boletim de Ocorrência sobre o caso na delegacia da cidade. O suspeito também é morador da zona rural e chama-se Antonio de Medeiros.


     O vídeo tem cenas fortíssimas de violência e demonstra que o animal fugia do acusado, que o perseguiu com uma madeira e lhe desferiu golpes contra a cabeça várias vezes. Uma pessoa, que pela voz parecia ser também um homem, instigava a atitude do acusado: “Não morreu ainda não… Pau nele! Não matou, não”, além de dar risada do sofrimento do animal. As pancadas só pararam depois que o cachorro parecia ter sido morto. O bicho ainda foi arrastado pelo homem que o atacou, como se fosse um objeto que lhe atrapalhava, para ser descartado perto de uma estrada.

     Eu não recomendo, mas, para quem tiver coragem de ver:


     Segundo informações do inspetor de polícia Maia Júnior, o delegado de Limoeiro do Norte, José Fernandes Pereira, deverá intimar o acusado, testemunhas e a dona do animal para esclarecer o que houve. A partir daí, o caso deverá ser encaminhado ou não à Justiça. “Muitas pessoas vieram me perguntar se eu sabia do que ocorreu. Acredito que até o fim da semana que vem o delegado deverá ouvir e esclarecer os fatos para enquadrar na lei e encaminhar para o juiz”, afirma Júnior.

     Neste caso, se condenado, a pena prevista por maus-tratos é detenção de 3 meses a 1 ano, acumulada com multa. Como o cão morreu, a punição é agravada em 1/6 a 1/3 do tempo.

Paul McCartney mantém dieta vegetariana desde os anos 70

Opção alimentar do beatle pode ser um dos fatores para a disposição do cantor aos 69 anos


Sansara BuritiO banco do carro que vai levar Paul McCartney ao Estádio da Ressacada, no próximo dia 25, não pode ser de couro. Na decoração do camarim não entra nada feito com com pele ou estampa de bichos. Qualquer tipo de carne ou derivados de animais estão fora do cardápio do cantor.

Paul e Linda, sua primeira esposa, tornaram-se vegetarianos depois que viram carneiros sendo alimentados com ração feita de outros carneiros, segundo a biografia de Linda. Desde então, Paul é um atuante defensor dos direitos dos animais e da alimentação vegetariana.

Em 2009, lançou na Grã Bretanha, junto com as filhas Stella e Mary, a campanha "Meat Free Monday" (Segunda-feira Sem Carne), onde propõe que as pessoas não comam carne uma vez por semana, para contribuir para um mundo melhor.

— Não estamos pedindo que você deixe de comer carne completamente. Estamos encorajando você à fazer sua parte para ajudar a proteger nosso planeta. Deixando de comer carne por um dia da semana, você economiza dinheiro, reduz seu impacto no meio ambiente, e vive uma vida saudável — diz a mensagem de McCartney e as filhas, no site da campanha.  

De acordo com relatórios da ONU, a criação de animais de corte causa mais danos ao meio ambiente do que a indústria de automóveis, sendo responsável por cerca de 18% das emissões de gases estufa, causadores do aquecimento global.  

Mas além de ideológica, a opção alimentar de Paul McCartney pode ser um dos fatores para a disposição que o cantor, aos 69 anos, esbanja em shows com quase três horas de duração:

— Existem estudos que mostram que a alimentação vegetariana reduz uma série de doenças degenerativas, o que é importante para a saúde dos idosos. Vegetarianos que seguem uma dieta equilibrada consomem mais fibras, ácido fólico e antioxidantes, como as vitaminas C e E. Os antioxidantes combatem os radicais livres e estão associados à longevidade — conta a nutricionista Thaisa Navolar.  

E no mundo da alimentação verde, existem diferenças entre os tipos de vegetarianos. Por excluir todos os tipos de alimentos de origem animal, Paul McCartney é o que se chama de vegano.

— A dieta vegana não tem o impacto negativo do consumo de laticínios, hoje sabidamente considerados alergênicos. Mas é necessário dar atenção à vitamina B12, que só é encontrada em alimentos de origem animal, por tanto, os veganos precisam suplementar a falta dessa vitamina — afirma a nutricionista.  

De maneira geral, a alimentação natural influencia o surgimento de outros hábitos, como o interesse pela prática de atividades físicas. A preferida do ex-beatle, por exemplo, é pedalar. Mesmo quando está em turnê, Paul não deixa de se exercitar, e nas últimas vindas ao Brasil, foi visto andando de bike no Parque do Povo, em São Paulo, e no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.  

Para o personal trainer Daniel Castro, o ciclismo é uma excelente atividade para pessoas de todas as idades, mas principalmente para quem já está na casa dos 60:

— Por ser uma atividade de baixo impacto, andar de bicicleta é uma das atividades recomendadas para pessoas da terceira idade. O ciclismo evita a perda de musculatura, que surge com o passar dos anos, e ainda ajuda a diminuir a pressão nas articulações. O ideal é praticar o exercício pelo menos 3 vezes na semana, de 30 a 40 minutos — indica Daniel


Em 2009, Paul lançou na Grã Bretanha, junto com as filhas Stella e Mary, a campanha "Meat Free Monday" - MJ Kim / AP / Communications/MJ Kim

Em 2009, Paul lançou na Grã Bretanha, junto com as filhas Stella e Mary, a campanha "Meat Free Monday"

Foto:MJ Kim / AP / Communications/MJ Kim

Cão magro e faminto é resgatado da casa do dono por fiscais do centro de animais

O cão, depois de tratado Foto: Reprodução / The Sun
O cachorro quando foi encontrado Foto: Reprodução / The Sun
Um cachorro foi encontrado tão magro e faminto, na Inglaterra, que a circunferência do corpo tinha apenas 10 centímetros. Os inspetores do centro de animais da cidade de Ringwood nem conseguiram definir a raça do animal.
Meses depois, o cão está saudável e já anda abanando o rabo por aí. O dono do cachorro, o soldado John Hendricks, foi condenado pela Justiça por causar sofrimento desnecessário ao cão.
Ele foi proibido de ter animais de estimação pelos próximos 10 anos e multado em R$ 454. E ainda terá que pagar R$ 2.270 em custos do processo.
De acordo com o jornal “The Sun”, o centro de caridades que resgatou o cachorro revelou, nesta terça-feira, que houve um aumento de quase 25% de pessoas punidas por negligência com os bichos de estimação no ano passado.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/mundo/cao-magro-faminto-resgatado-da-casa-do-dono-por-fiscais-do-centro-de-animais-4721587.html#ixzz1t3OPWqpt

Dono amarra égua em carro para tentar puxá-la para casa e causa revolta

Fonte: http://colunas.globorural.globo.com/planetabicho/2012/04/24/dono-amarra-egua-em-carro-para-tentar-puxa-la-para-casa-e-causa-revolta/


Uma cena registrada por uma mulher gerou revolta entre os vizinhos da cidade de Stafford Springs, nos Estados Unidos. De acordo com o canal de notícias Eyewitness News, eles afirmam que um homem puxou seu próprio cavalo usando uma caminhonete e uma corda amarrada no pescoço do equino.

O dono do animal, Culver Modisette,  de 86 anos de idade, disse ao canal 3 que ele “não é muito familiarizado” com Annie, sua égua de raça Árabe, mas que não quis machucá-la.

Os vizinhos ficaram indignados e afirmaram que o cavalo poderia ter morrido, mas Modisette alega que o animal está em boa saúde. O dono do equino explicou que sua única intenção era buscar o animal que havia fugido. Segundo ele, a égua se soltou na madrugada de domingo, aventurando-se para a casa de um vizinho ao lado, na esperança de acasalar com os cavalos machos de lá. “O que mais eu poderia fazer? Eu tinha que trazê-la de volta, não podia deixá-la ali”, disse Modisette.
Ele contou que usou uma cinta de nylon para prender o animal à parte traseira de sua caminhonete. “Eu só estava tentando trazê-la de volta para o estábulo, para seu café da manhã com maçãs e assim por diante. Não tive más intenções”, se defende.  A polícia do Estado de Connecticut iniciou uma investigação depois de receber a denúncia.

O momento foi registrado por Helen Kelley, que presenciou a tentavida frustrada de Modisette. Preocupada com a segurança do animal, ela tirou várias fotografias que registraram, inclusive, o animal sendo arrastado. “Eu comecei a gritar: Pare, você está matando o seu cavalo, corte a corda!”, disse Helen.

Modisette obedeceu e disse que seria capaz de levar a égua para casa sem maiores incidentes. “Arrependo-me de amarrá-la na parte de trás do carro. Foi um erro. Mas o que mais eu poderia fazer?”, disse o dono do animal.

Um veterinário examinou o equino e encontrou apenas pequenas feridas na pele.
(Por: Marina Knöbl)

Fotos: Reprodução/Canal 3 (Eyewitness News)

22 abril 2012

Atenção bairro ALPINO!


Em maio a APA inicia seus trabalho no bairro Alpino.
Nosso primeiro ato neste bairro será uma palestra aberta a Comunidade.
A palestra acontecerá no dia 03 (três) as 19h e 30min na Escola Prefeito Antônio Treml, em parceria com a Associação de Moradores.
Neste dia ainda efetuaremos o cadastro de famílias que queiram castrar animais (fêmeas) e recebam até 2 salário mínimos. 
Para tanto é necessário levar RG, CPF, Comprovante de residência e Comprovante de renda.

APA nos bairros: Centenário


                Prosseguem até o final deste mês os trabalhos de palestras em escolas, visitas educativas, orientações, cadastro de castrações para famílias carentes com renda de até dois salários mínimos entre outras atividades no Bairro Centenário dando seqüência ao projeto APA nos Bairros. Em Maio iniciam os trabalhos no Bairro Alpino.