04 abril 2012

Tudo sobre gravidez psicológica

Gustavo Campelo

Qualquer cadela pode apresentar sintomas de Pseudociese, afirma especialista
Qualquer cadela pode apresentar sintomas de Pseudociese, afirma especialista

EXCLUSIVO | O TEMA é pouco estudado, mas estima-se que 75% das cadelas não castradas apresentam sintomas de Pseudociese ou, mais popularmente chamada, gravidez ou prenhez psicológica. Geralmente, os sintomas começam 6 semanas após o término do cio e envolvem alterações hormonais compatíveis com a gestação que resultam em alterações fisiológicas e, mais visivelmente, comportamentais.
MUITAS cadelas começam a construir um ninho, adotam objetos como bichos de pelúcia, uma bola, ou ainda filhotes de outras fêmeas e até mesmo de outra espécie. “Também demonstram excessivo carinho e proteção de território, lambedura do abdômen, distensão mamária, desenvolvimento de glândulas mamárias com ou sem leite, ganho de peso, sinais externos de parto e auto-amamentação”, aponta o comportamentalista animal Gustavo Campelo.

ORIGEM da síndrome
O COMPORTAMENTALISTA revela que existe uma grande probabilidade da Pseudociese ser uma herança genética dos lobos. Isso porque nas matilhas de lobos, os filhotes pertencem à fêmea mais dominante. Sendo que esta fêmea normalmente ficaria muito tempo sem poder sair para caçar, pois precisaria cuidar dos filhotes. “Mas se as outras fêmeas do bando pudessem amamentar, a fêmea dominante poderia sair para caçar”, explica. Ou seja, do ponto de vista biológico, a falsa gravidez representa uma vantagem evolutiva que colaborava para o aumento das chances de sobrevivência da matilha.
Brigar com a cadela com gravidez psicológica não ajuda no tratamento

PERFIL da cadela com Pseudociese
NÃO existe um padrão de raças, idade ou localização geográfica para a ocorrência da pseudociese, ou seja, qualquer cadela está sujeita à síndrome. “Na verdade, muitos pesquisadores acreditam que todas as cadelas sofrem de Pseudociese, mas algumas não manifestam os sintomas”, conta Campelo. Até mesmo cachorras que já tiveram filhotes podem continuar apresentando gravidez psicológica.

TRATAMENTO
“A REAÇÃO dos proprietários deve ser de modo que não incentive tais comportamentos”, indica o comportamentalista. “Brigar com a cadela em situações de agressividade ou proteção do ninho apenas piora o problema”, complementa. A sugestão do especialista é tentar transferir a atenção desses comportamentos aumentando consideravelmente as atividades físicas. Além do uso de colar elizabetano ou abajur para evitar a lambedura que acaba estimulando as glândulas mamárias.
SE o comportamento se repetir, o correto é seguir novamente todas as recomendações. Segundo Campelo, 50% das cadelas não repetem este comportamento, mas a castração fora do período de gravidez psicológica também é indicada caso o problema persista.

Fonte: Caninablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário